O Sistema Solar

O Sistema Solar 

É constituído pelo Sol e por um conjunto de objetos astronômicos que se ligam ao Sol através dagravidade. Acredita-se que esses corpos tenham sido formados por meio de um colapso de uma nuvem molecular gigante há 4,6 bilhões de anos. Entre os muitos corpos que orbitam ao redor do Sol, a maior parte da massa está contida dentro de oito planetas relativamente solitários,[e] cujas órbitas são quase circulares e se encontram dentro de um disco quase plano, denominado plano da eclíptica.

Os quatro menores planetas (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte) são conhecidos como planetas telúricos ou sólidos, encontram-se mais próximos do Sol e são compostos principalmente de metais erochas. Os quatro maiores planetas (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) encontram-se mais distantes do Sol e concentram mais massa do que os planetas telúricos, sendo também chamados de planetas gasosos. Os dois maiores, Júpiter e Saturno, são compostos em sua maior parte de hidrogênio e hélio. Urano e Netuno, conhecidos também como “planetas ultraperiféricos”, são cobertos de gelo, sendo às vezes referidos como “gigantes de gelo”, apresentando também em sua composição água, amônia e metano.

O Sistema Solar também é o lar de outras duas regiões povoadas por objetos menores. O cinturão de asteroides está situado entre Marte e Júpiter e sua composição se assemelha à dos planetas sólidos. Além da órbita de Netuno, encontram-se os “objetos transnetunianos”, com uma composição semelhante a dos planetas gasosos. Dentro destas duas regiões, existem outros cinco corpos individuais. São eles: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris, denominados de planetas anões.[e] Além de milhares de corpos pequenos nestas duas regiões, várias outras populações de pequenos corpos que viajam livremente entre as regiões, como cometas,centauros.

O vento solar, fluxo de plasma do Sol, é responsável por criar uma bolha no meio interestelar conhecida como heliosfera, que se estende até a borda do disco disperso. A hipotética nuvem de Oort, que atua como fonte de cometas durante um longo período, pode estar a uma distância de aproximadamente dez mil vezes maior do que a heliosfera.

Seis dos planetas e três planetas anões são orbitados por satélites naturais,[b] normalmente conhecidos como “luas”, depois da Lua da Terra. Os planetas gasosos são cercados por anéis planetários compostos de poeira e outras partículas.

Galeria

Sumário visual composto por imagens centradas de alguns astros do sistema solar, seleccionadas pelo tamanho e detalhe e ordenadas pelo volume dos corpos. O Sol é aproximadamente 10.000 vezes maior e 41 triliões de vezes mais volumoso que o objecto mais pequeno exposto, Prometeu.

Tabela resumida do Sistema Solar.

As distâncias dos planetas de Mercúrio a Saturno, incluindo-se um buraco para os asteroides, segue aproximadamente a Lei de Titius-Bode.

 

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

15 comentários em “O Sistema Solar

  1. What’s Happening i am new to this, I stumbled upon this I have found It absolutely helpful and it has aided me out loads. I hope to contribute & help other users like its helped me. Great job.

    Curtir

  2. Pingback: URL

    • Se considerarmos que a Nuvem de Oort tem um diâmetro máximo de 3 anos-luz, e ainda faz parte do Sistema Solar, é só comparar com o diâmetro da Galáxia, estimado em 100.000 anos-luz. Ou seja, na proporção de 3:100.000

      Minha altura é de cerca de 1,75m. Se a Via Láctea tivesse este tamanho, o Sistema Solar teria 0,0000525 m ou 5,25e-5 m. Para ter uma idéia, uma hemácia tem, em média 7,5µm, ou 7,5e-6. O Sistema Solar seria dez vezes maior que uma hemácia. Mas se o Sol estivesse dentro de uma hemácia, Plutão estaria dentro da hemácia…

      Ficou complicado… Vamos fazer outra comparação. Se a Galáxia tivesse o tamanho da Terra (diâmetro de aproximadamente 12.000 km), então o Sistema Solar teria um diâmetro aproximado de 350 m. Três quadras e meia.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s