Estranhas bolhas no Universo!

Pesquisadores acreditam em duas principais hipóteses que explicam o fenômeno: uma pode ser a fusão de buracos negros e a outra é uma explosão estelar, dois eventos raros de serem observados.

Estranhas “ondas circulares de rádio” que intrigaram os cientistas em 2020 podem ter relação com explosões espaciais em galáxias distantes causadas por eventos como a fusão de buracos negros ou uma “explosão estelar”, quando diversas estrelas são formadas subitamente.

#Universo

Na época da descoberta, os pesquisadores observaram o evento atípico pelo radiotelescópio australiano ASKAP (Australian Square Kilometre Array Pathfinder) e o nomearam de “estranhos círculos de rádio” (ou OCRs, odd radio circles, na sigla em inglês) justamente devido à essa sua singularidade.

Isso é o que revela um novo estudo revisado por pares e publicado esta semana no periódico Monthly Notices of the Royal Astronomical Society. Essas ondas de rádio são um fenômeno único e que não tinham uma explicação científica clara.

Agora, com a divulgação do estudo e de uma nova imagem capturada pelo projeto de observação astronômica Dark Energy Survey que sobrepõe os dados do radiotelescópio MeerKAT do Observatório de Radioastronomia da África do Sul, os cientistas acreditam em duas teorias principais que explicam as ondas circulares: elas podem ser o remanescente de uma enorme explosão, como a fusão de dois buracos negros supermassivos, ou o resultado de uma súbita explosão estelar (starburst), episódio no qual milhões de estrelas nascem de repente.

O pesquisador explica que o evento de fusão de dois buracos negros libera uma enorme quantidade de energia, suficiente para gerar o ORC, mas que um fenômeno de uma explosão estelar (starburst) também é tido como uma possibilidade porque tal evento faz com que gás quente saia da galáxia, o que causaria uma onda de choque esférica.

Até o momento, as ORCs só foram detectadas por meio de radiotelescópios. Os cientistas não conseguem capturar o fenômeno usando telescópios ópticos, infravermelhos ou de raios-X.

Acesse nosso Instagram – https://www.instagram.com/universo.genial

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.