Essa nova equação pode finalmente unir as duas maiores teorias da física de acordo com físico.

Há uma nova equação por aí que está virando a cabeça dos físicos, e ela é tão fácil de lembrar quanto a equação da física que todo mundo lembra, E=mc². A nova equação não é uma equação algébrica como a primeira, mas simbólica, ER=EPR. Cada letra aí é a inicial de um cientista, começando com Einstein e dois outros colaboradores em dois dos mais intrigantes trabalhos de Einstein.

ER significa Einstein-Rosen, e refere-se ao trabalho publicado por Einstein junto com Nathan Rosen, em 1935, e que descreve as assim chamadas pontes de Einstein-Rosen, que estão relacionados aos famosos “buracos de minhoca”. Buracos de minhoca seriam como túneis entre dois lugares do Universo. E não só entre dois lugares no espaço, mas no tempo também. Quando uma coisa cai em um dos lados do buraco de minhoca, ela aparece no outro lado instantaneamente, mesmo que as duas extremidades estejam a bilhões de anos-luz uma da outra. Em EPR, E e R já sabemos o que significa, sobra o P, de Boris Podolsky, e este termo se refere a outro trabalho, desta vez publicado por Einstein, Podolsky e Rosen, e se refere ao que Einstein chamou de “ação fantasmagórica à distância”, o famoso entrelaçamento quântico.

Nele, os estados quânticos de um par de partículas estão conectados, o que acontece com uma partícula é refletido instantaneamente na outra partícula. Mesmo que as duas estejam a bilhões de anos-luz de distância uma da outra.

Quem criou esta equação é o famoso físico teórico Leonard Susskind, e ela basicamente representa a ideia de Susskind de que o entrelaçamento quântico e os buracos de minhoca descrevem a mesma coisa.

Na verdade esta ideia não é tão nova, já em 2013 Susskind publicou um trabalho junto com outro físico, Juan Maldacena, propondo esta ideia. O que Susskind fez agora foi publicar um paper descrevendo as implicações disso.

Entre as implicações, há uma que pode ser chamada o “Santo Graal” da física moderna, a unificação da mecânica quântica e da relatividade geral. O que, por sua vez, explicaria o mistério do entrelaçamento, e que o próprio espaço-tempo pode emergir do entrelaçamento quântico, e que as controvérsias sobre como deve ser interpretada a mecânica quântica.

No seu trabalho, Susskind propõe um cenário hipotético, em que Alice e Bob pegam cada um um punhado de partículas que estão entrelaçadas, Alice com um membro dos pares e Bob com o outro membro, e então eles voam em direções opostas do Universo em suas naves espaciais ultra-rápidas.

Uma vez os dois estejam em direções separadas, eles esmagam as partículas com tanta força que criam dois buracos negros separados. Segundo Susskind, estes dois buracos negros estarão emaranhados, ligados por um gigantesco buraco de minhoca.

Segundo Tom Siegfried, do ScienceNews, “se ER=EPR estiver certo, um buraco de minhoca irá ligar estes buracos negros, e o emaranhamento, portanto, pode ser descrito usando a geometria dos buracos negros”. Susskind ainda aponta que a implicação de ER=EPR é que “a mecânica quântica e a gravidade estão muito mais fortemente relacionadas entre si do que nós (ou pelo menos eu) jamais imaginamos”.

Ainda não dá para dizer se Susskind está certo, o trabalho dele está disponível no arXiv.org, mas ainda não passou pelo processo de revisão por pares. Se conta para alguma coisa, ele não é o único a vir com estas hipóteses, tentando ligar os estados quânticos às curvas da geometria do espaço-tempo.

Por enquanto vamos ter que esperar para ver se ER=EPR vai se estabelecer na física, mas a ideia é interessante, e Susskind tem certeza que suas ideias tem algum fundamento.

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Acesse nosso Google+ – https://plus.google.com/10760548481248821010

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s