Será que o nosso Universo não passa de uma simulação?

A discussão é antiga, mas sempre rende bons argumentos para ambos os lados: será que o ser humano, a Terra e todo o Universo não passam de uma simulação complexa e muito bem criada por seres infinitamente mais inteligentes do que o próprio homem? A correlação com a franquia “Matrix” é praticamente inevitável. Na história dos filmes, todo o mundo como o conhecemos não passa de uma mentira criada pelas máquinas para aprisionar o ser humano.

Alguns, aqueles que principalmente decidem sair dessa simulação, vivem tentando encontrar um verdadeiro sentido para a vida e entender o que o “arquiteto” desse Universo está planejando ao manipular tudo e todos como marionetes em um show de fantoches.  Esse assunto voltou à tona durante a edição de 2016 do debate Isaac Asimov Memorial, no Museu Americano de História Natural. Esse encontro tem como objetivo discutir vários assuntos relacionados a física, astronomia, pensamento filosófico, astrofísica e diversos outros temas. A pauta sobre a possibilidade de estarmos vivendo em uma simulação foi debatida entre os apresentadores da vez.

Enquanto a renomada física Lisa Randall afirmava que não existia a menor possibilidade de isso acontecer, o astrofísico Neil deGrasse Tyson apontava argumentos contrários. De acordo com ele, as chances de que o Universo seja apenas uma simulação podem ser bastante altas. Ele ainda afirmou que não ficaria surpreso se descobrisse que alguém – ou algo – é o responsável pela sua criação e controle.

De acordo com Neil deGrasse, é normal que o ser humano se considere a raça dominante e mais inteligente que existe na vastidão do espaço sideral, afinal nosso conhecimento está de fato limitado a o que nós conhecemos. Porém, ninguém ainda pode garantir que não há entidades infinitamente superiores – em inteligência e diversos outros aspectos – em outros mundos ou galáxias. Esses seres, independentemente de suas verdadeiras identidades e objetivos, poderiam ter criado o nosso Universo e estar controlando tudo como uma forma de entretenimento, por puro divertimento.

Outro argumento sustentado por aqueles que acreditam em um Universo simulado é a capacidade que o próprio ser humano está adquirindo com relação aos supercomputadores. Ainda não é possível criar uma realidade tão complexa quanto a nossa através de uma máquina incrivelmente potente, mas os pesquisadores realmente vislumbram um futuro em que isso seria perfeitamente possível.

Você acredita que o ser humano, a Terra e todo o Universo possam ser produtos de uma simulação complexa de seres infinitamente superiores? Acha que é realmente possível que tudo o que vivemos até hoje, o que incluiu duas guerras mundiais, várias revoluções industriais e diversos acontecimentos históricos, não passe de um show de marionetes sendo conduzido por algo ou alguém? Compartilhe com a gente a sua opinião sobre esse polêmico assunto!

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s