Teria a Terra ‘roubado’ a Lua de Vênus?

A lua da Terra pode ser um presente de Vênus, já que o planeta pode ter tido uma lua e, em seguida, a perdeu. De acordo com essa nova teoria, a gravidade da Terra capturou a velha lua de Vênus, dando ao nosso planeta o seu grande satélite natural. Esta ideia contrasta o pensamento da grande maioria dos pesquisadores, que acredita que a lua da Terra se formou há cerca de 4,5 bilhões de anos atrás, quando um corpo planetário do tamanho de Marte se colidiu com a Terra.

Esta hipótese do impacto gigante, no entanto, tem seus problemas, assim como todas as teorias alternativas de formação da lua. “Eu penso que parte da chave para o entendimento da lua pode ser Vênus, que não tem uma lua sequer”, disse Dave Stevenson, professor de ciência planetária no Instituto de Tecnologia da Califórnia, que propôs a ideia em uma conferência. Stevenson acrescentou que ele próprio é a favor da teoria do impacto, mas ele diz que a teoria ainda não respondeu todas as perguntas. A teoria da “captura lunar” assume que a Terra usou sua força gravitacional para atrair um corpo celeste pré-formado, fazendo dele um satélite. 

Contudo, a composição geoquímica da Lua e da Terra vão contra essa ideia. Análises das rochas lunares trazidas pelas missões Apollo, da NASA, mostram que o satélite tem uma composição isotópica muito semelhante à da Terra. Isótopos referem-se a variedades de elementos químicos que têm o mesmo número de prótons, mas diferentes números de nêutrons. E se a Lua e a Terra tem isótopos tem isótopos semelhantes, isso sugere a ideia de que os dois corpos tiveram uma origem em comum.

No caso, um planeta de tamanho parecido com Marte teria se colidido com a Terra e arrancado um pedaço de nosso planeta, que teria formado a Lua através da aglutinação desses detritos. No entanto, alguns aspectos da ideia de que a Terra tenha “roubado” a Lua de Vênus são intrigantes. “A Terra e Vênus são mundos um pouco parecidos. Eles têm um massa similar, e muitos pensam que os planetas provavelmente se formaram de maneira semelhante”, disse ele. “Portanto, a questão é que, se a Terra e Vênus se formaram de maneira semelhante, como é que a Terra tem uma Lua e Vênus não?”

A maior falha da teoria da colisão é que ela não pode explicar o alto momento angular do sistema Terra-Lua. Os cientistas acreditam que, inicialmente, a Terra estava girando tão rapidamente que um dia durava apenas cinco ou seis horas, e a lua estava em uma órbita muito baixa. Mas, aos poucos, a maré diminuiu a rotação da Terra e empurrou a órbita da lua até seu nível atual.

”Nós não podemos compreender os planetas terrestres a menos que compreendamos Vênus, e, no momento, não sabemos nada sobre Vênus em termos de isótopos”, diz ele. “E eu também acho que como um teste para a nossa compreensão da origem da lua, precisamos descobrir se Vênus já teve uma lua.” Se Vênus de fato já teve uma lua e a perdeu, como o planeta pode tê-la adquirido? Ao contrário do que teria acontecido com a Terra, a formação de qualquer lua de Vénus pode ter ocorrido muito mais cedo, logo após a formação do sistema solar, Stevenson disse. Naquela época, havia um monte de corpos de diversos tamanhos que vagavam pelo sistema solar.

Assim, Vênus possivelmente teria ganhado uma lua após um impacto ainda mais cedo, e o planeta pode ter perdido sua lua por uma colisão ou por um “roubo”. Isso significa um objeto, no caso a Terra, passou perto pelo sistema de Vênus e fez com que a lua se afastasse de sua órbita, diz Stevenson. Um ponto a favor da nova teoria são as peculiaridades da órbita de Vênus. É o único planeta do sistema solar que gira ao contrário (ele gira no sentido horário, enquanto todos os demais planetas giram no sentido anti-horário).

Além disso, o movimento de rotação do planeta é tão lento que um dia demora 243 dias terrestres, o que significa que o planeta tem um dia mais longo que seu ano (224 dias). Segundo os pesquisadores, isso significa que alguma coisa perturbadora no passado de Vênus aconteceu. Um impacto de proporções inimagináveis pode ter ocorrido – impacto este que poderia ter formado uma lua.

Fonte: http://misteriosdomundo.com

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s