Ondas gravitacionais: entenda de uma vez por todas o que elas são!

Como você sabe, recentemente a existência das ondas gravitacionais foi confirmada pela Ciência, gerando uma enorme excitação mundo fora. Mas, além de saber que elas foram previstas pela Teoria Geral da Relatividade de Albert Einstein, o que mais você conhece sobre esse fenômeno? Pois, se você tem alguma dúvida sobre o que, afinal, são as benditas ondas gravitacionais e o que a confirmação de sua existência significa, seus problemas terminaram!

Isso porque o pessoal do portal PhD Comics desenvolveu uma animação e um infográfico que explicam de forma descomplicada e direta o que elas são. E sabe o melhor? O material já foi todo traduzido para o português! Confira logo abaixo! Na física, as ondas gravitacionais são ondulações na curvatura do espaço-tempo que se propagam como ondas, viajando para o exterior a partir da fonte. Previstas em 1916 por Albert Einstein com base em sua teoria da relatividade geral,e detectadas em 2015, as ondas gravitacionais transportam energia na forma de radiação gravitacional. 

A existência de ondas gravitacionais é uma possível consequência da covariância de Lorentz da relatividade geral, uma vez que traz o conceito de uma velocidade finita de propagação de interações físicas consigo. Em contraste, as ondas gravitacionais não existiam na teoria newtoniana da gravitação, que postula que as interações físicas propagam-se em velocidade infinita.

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Fonte: http://www.megacurioso.com.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s