Stephen Hawking acabou de resolver o grande mistério dos buracos negros?

Um dos mistérios mais inquietantes da física é o “paradoxo da informação”. Segundo a teoria da relatividade geral de Einstein, as informações físicas sobre o material engolido por um buraco negro são destruídas, mas as leis da mecânica quântica estipulam que a informação é eterna. Temos um grande problema, certo? Como resolvê-lo?

O famoso físico Stephen Hawking, trabalhando com Malcolm Perry, da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, e com Andrew Stromberg, da Universidade de Harvard, nos EUA, criou uma hipótese: a de que a informação quântica-mecânica de partículas caindo sobre o buraco negro não chega realmente a entrar dentro dele. “Proponho que a informação é armazenada não no interior do buraco negro, como se poderia esperar, mas na sua fronteira, no horizonte de eventos”, disse Stephen Hawking durante uma palestra em uma conferência sobre a radiação Hawking, realizada no Instituto Real de Tecnologia KTH em Estocolmo, Suécia.

As informações ficam armazenadas no limite do buraco negro, como hologramas bidimensionais conhecidos como “supertraduções”. “A informação sobre partículas caindo é devolvida, mas de uma forma caótica e inútil”, disse Hawking. “Para todos os efeitos práticos, ela é perdida”.

Viagem sem volta

Hawking também discutiu a ideia de que buracos negros possam ser portais para outros universos, algo que ele já havia proposto antes.

“O buraco teria de ser grande, e se ele estiver girando, pode ter uma passagem para outro universo. Mas você não pode voltar para o nosso universo”, disse Hawking. “Então, embora eu esteja interessado em voo espacial, não vou tentar isso”.

Segundo a nova teoria de Hawking sobre a informação e buracos negros, se uma pessoa acabar engolida por esse objeto, há duas maneiras como esta terrível situação poderia terminar: ela poderia ficar permanentemente presa em um holograma na borda do buraco negro, ou poderia atravessá-lo para outro universo.

Pessoalmente, acho que essas opções são melhores do que a anteriormente prevista: a da espaguetificação, ou seja, o alongamento vertical e compressão horizontal de objetos em formas estreitas e alongadas até toda sua integridade física ser destruída para o resto da eternidade.

Fonte: http://hypescience.com/

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s