Como se toma banho no espaço?

A Astronauta italiana Samantha Cristoforetti está disposta a explicar de maneira bastante didática o dia a dia em uma estação espacial e desmistificar alguns detalhes importantes sobre a vida em órbita. Em um vídeo anterior, a moça explicou as dificuldades para se aliviar em um banheiro em um ambiente sem gravidade e, agora, ela mostra todos os cuidados necessários com a higiene durante uma missão fora do planeta Terra.

O dia a dia em uma nave espacial envolve uma área reduzida com recursos limitados. Não é possível lavar toalhas, por exemplo, então os participantes da missão recebem kits com um pequeno pedaço de tecido absorvente que é usado por uma semana antes de ser deixado de lado.

Para escovar os dentes, o kit com escova e pasta dental é bem similar ao que usamos na Terra, porém com uma grande diferença: eles não podem simplesmente cuspir na pia pois ela não existe.

Alguns astronautas escolhem engolir a espuma da escovação, enquanto outros, como a própria Samantha, preferem expelir o que sobra da pasta em uma toalha.

Adeus cheirinho de suor.

O banho em si mistura muita escassez com um pouco de equilibrismo. A água adere à pele por causa da tensão da superfície e fica parecendo até um gel no vídeo. Porém, apesar da aparência, ainda se trata de um líquido e é preciso cuidado para não desperdiçar nenhuma gota, pois ele não é muito fácil de controlar em um ambiente sem gravidade.

Para limpar a pele, é preciso esfregar a água delicadamente, junto com um sabão especial que não precisa de enxague, e depois secar tudo com uma toalha. E, caso seja um dia especialmente agitado e o astronauta não tenha muito tempo entre as missões, uma pequena toalha umedecida com água e sabão já resolve o problema de odor.

O processo para cuidar dos cabelos é bastante similar ao da pele. É preciso espalhar um pouco de água nos fios, depois aplicar o shampoo sem enxague e massagear o couro cabeludo como qualquer pessoa na Terra faria. No final, em vez de adicionar mais líquidos, a solução é simplesmente secar as madeixas com a toalha.

Para cortar as unhas, é necessário usar um cortador próximo a uma das saídas dos dutos de ventilação. Os pedacinhos eliminados ficam presos nas grades e são recolhidos posteriormente com a ajuda de um pequeno aspirador.

Sem desperdícios.

Tudo em uma estação espacial precisa ser feito sem desperdícios. Então, todos os líquidos usados nos banhos de gato evaporam e são recuperados pelo sistema de captação para serem reciclados e virar água potável para os astronautas.

Todos estes cuidados com a higiene são indispensáveis. Afinal de contas, mesmo que no espaço ninguém possa te ouvir gritar, dentro da nave ainda podem sentir o cheirinho azedo do suor e sujeira produzidos pelo seu corpo. E nada como um bom banho para se livrar dos maus odores, não?

Fonte: http://www.megacurioso.com.br/

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s