A Philae acordou!

De acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA, do inglês European Space Agency) a sua sonda robótica pousadora, Philae, acordou e contatou a Terra. A novidade foi anunciada pelo perfil da sonda no Twitter com a mensagem: “Olá, Terra! Você pode me ouvir?”

Philae, a primeira na ve espacial a pousar em um cometa, foi colocada sobre a superfície do cometa 67P por sua sonda-mãe, Rosetta, em novembro passado. Ela trabalhou durante 60 horas antes de sua bateria, alimentada por energia solar, acabar. O equipamento chegou a enviar algumas imagens para a Terra, mas, como aterrissou em uma região obscurecida por grandes paredes sólidas, acabou ficando no escuro.

Desde então, o cometa chegou mais perto do Sol e Philae tem energia suficiente para trabalhar de novo.

Em seu blog, a ESA disse que Philae contatou a Terra, via Rosetta, por 85 segundos neste sábado, dia 13, no primeiro contato desde que entrou em hibernação no final de 2014. “Philae está muito bem. Ela tem uma temperatura de operação de -35 °C e tem 24 watts disponíveis”, disse o gerente de projeto da Philae, Stephan Ulamec. Os cientistas dizem que estão esperando pelo próximo contato.

Mochileira da galáxia.

“Foram longos sete meses e, para ser sincero, não tínhamos certeza que isso iria acontecer – há um monte de pessoas muito felizes em toda a Europa no momento”, contou o conselheiro científico sênior da ESA, Mark McCaughrean.

Philae estava transportando grandes quantidades de dados que os cientistas esperavam para fazer o download uma vez que ela entrasse em contato novamente. “Eu acho que nós estamos otimistas agora que ela está acordada e teremos vários meses de dados científicos sobre os quais [poderemos] nos debruçar”, acrescentou.

Este é um dos momentos mais surpreendentes na exploração espacial e os sorrisos nos rostos dos cientistas e engenheiros estão totalmente justificados. Pela primeira vez, teremos uma mochileira pegando carona em um cometa e descrevendo o que acontece nele à medida que se aquece em sua jornada através do espaço.

Blocos de construção da vida.

A Philae é projetada para analisar o gelo e fragmentos rochosos que compõem o cometa. Monica Grady, professora da Open University, no Reino Unido, diz que os cientistas agora esperam realizar experiências para ver se os cometas foram a fonte da vida na Terra.

Cometas continham uma grande quantidade de água e carbono, e estes são os mesmos tipos de moléculas responsáveis para manutenção da vida. “O que estamos tentando descobrir é se os blocos de construção da vida, em termos de água e moléculas portadoras de carbono, foram efetivamente entregues à Terra por cometas”.

Segundo o correspondente científico da BBC Jonathan Amos, uma ambição ainda não cumprida pelo robô que foi dormir era tentar furar o cometa, para examinar a sua composição química. Uma tentativa foi feita no ano passado e ela falhou. Uma segunda tentativa passará a ser uma prioridade.

Fonte: http://hypescience.com/

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Anúncios

Um comentário em “A Philae acordou!

  1. Pingback: A Philae acordou! | Cidade de Itaperuna

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s