Os 10 melhores filmes de Ficção Científica, segundo Neil DeGrasse Tyson.

Todo nerd que se preze sabe que Ficção Científica  é O gênero narrativo por excelência, seja naliteratura, no cinema, nos quadrinhos ou na TV. Abordando temas diversos em seus vários subgêneros (Alta Ficção Científica, Baixa Ficção Científica, Cyberpunk, etc..), uma boa história de ficção científica geralmente nos diz alguma coisa sobre nós, seres humanos, e como usamos a ciência para melhorar ou piorar a humanidade.

Mesmo presente em várias mídias, é no cinema que a Ficção Científica tem o seu maior grau de alcance – aposto que mal comecei a falar e você já está aí lembrando dos seus filmes preferidos no gênero. E falando em listas, que tal conhecer a opinião de um cientista sobre filmes de Ficção Científica? Neil DeGrasse Tyson  é um dos maiores físicos contemporâneos, famoso por tornar acessível o discurso científico para as massas. 

Atualmente, é o responsável pelo remake da clássica série Cosmos, criada por Carl Sagan e exibida nos anos 1980. Em entrevista ao site Giant Freakin Robot, Tyson dise:

“Eu gosto de filmes de ficção científica de grande orçamento. Minha lista, com duas exceções, confirma isso. Quero filmes de ficção científica que ampliem o talento e a imaginação dos especialistas em efeitos visuais. E o filme, acima de tudo, deve criar uma visão do futuro que mostre o que nós não queremos fazer, ou mostre o que fazemos.”

Espectador assíduo, Tyson é um crítico feroz quando vê que a ciência não é utilizada de maneira adequada ou quando leis fundamentais da Física são desprezadas em muitos filmes. Recentemente, ele desceu a lenha em Star Trek – Além da Escuridão por conta da cena onde a Enterprise está no fundo do mar (confesso que também achei aquilo muito forçado).

Confira, a seguir, em ordem cronológica, os dez melhores filmes de Ficção Científica segundo a opinião abalizada de Neil DeGrasse Tyson:

O Dia em que a Terra Parou (1951)

geek-filmes-tio

“A história era tão forte e convincente que o filme não precisou de efeitos especiais pesados, monstros ou violência para ser ao mesmo tempo esperançoso e aterrorizante.”

2001: Uma Odisséia no Espaço (1968)

Filmes de ficção científica - 2001: Uma Odisséia no Espaço

“Talvez o primeiro filme sobre a descoberta de inteligência extraterrestre que não mostra os alienígenas, sabendo que a nossa imaginação certamente poderia fazer um trabalho melhor do que Hollywood. De qualquer forma, foi uma orgia visual sobre viagem ao espaço e exploração espacial que ainda estamos longe de alcançar, mesmo 13 anos depois da data que está no título.”

Planeta dos Macacos (1968)

Filmes de ficção científica - Planeta dos Macacos

“Vi isso de novo recentemente. Não tinha apreciado quando eu vi pela primeira vez. Muitos detalhes sobressairam, como a hierarquia dos macacos que ocuparam o planeta: os chimpanzés foram os acadêmicos, os babuínos eram os soldados, os orangotangos foram os diplomatas. Um filme de ação-aventura que foi um espelho perspicaz para nossas vidas e nossa civilização.”

O Exterminador do Futuro (1984)

Filmes de ficção científica - O Exterminador do Futuro

“Ação habilmente tecida, a violência, as máquinas sencientes, uma heroína e viagem no tempo. Todos costuradas em um enredo forte e assustadoramente plausível. E, quando você pensa sobre isso, ele foi um veículo perfeito para a atuação de Arnold Schwarzenegger, como um exterminador principalmente mudo, que muitos preferem olhar do que ouvir.”

Terra Tranquila (1985)

Filmes de ficção científica - Terra Tranquila

“Baixo orçamento, baixa distribuição. Um dos muitos filmes que imaginam o que seria a vida se você fosse a última pessoa viva na Terra. Neste caso, a premissa, a história, a alfabetização científica casual do personagem principal mantém o espectador em suspense o tempo inteiro, querendo saber o que aconteceu e por quê.”

Contato (1997)

filmes de Ficção Científica - Contato

“O segundo filme que conheço sobre o contato com uma inteligência alienígena e que não oferece um vislumbre de como eles se parecem. Talvez não seja nenhuma surpresa que Carl Sagan tenha aconselhado Arthur C. Clarke para não mostrar alienígenas em “2001: Uma Odisséia no Espaço” e “Contato” em si é a história de Carl Sagan. A exploração brilhante de como nossa sociedade cultural e religiosamente pluralista poderia reagir ao conhecimento de que fomos contactados por uma espécie mais inteligente do que nós.”

Impacto Profundo (1998)

Filmes de ficção científica - Impacto Profundo

“Existem muitos filmes catástrofe explorando choques de asteróides/cometas. Mas este teve tempo para obter o máximo da física correta, e fez com que você se preocupasse com todos os personagens do filme de modo que a possibilidade deles morrerem importa para o telespectador. E a interpretação de Morgan Freeman como presidente dos Estados Unidos Morgan Freeman pode ser considerada a melhor de todos os tempos.”

Matrix (1999)

geek-filmes8

“Em qualquer categoria, meu filme preferido. Dos créditos de abertura às cenas finais, cada momento do filme é tão bem concebido e tão bem executado que, apesar do mundo retratado ser uma completa fantasia, o espectador estava lá, vivendo-a com os próprios personagens.”

A Ilha (2005)

filmes de Ficção Científica - A Ilha

“Apesar de muitos minutos de cenas de perseguição gratuitas, eu acho que este filme é profundo em sua mensagem, bem como visualmente deslumbrante. Um estudo raro da ciência a serviço da vaidade, misturado com exploração de lucros pelas empresas, a identidade humana e o livre arbítrio. Eu sempre vi Gattaca (1997) como um primo de baixo orçamento desse filme.”

Watchmen (2009)

Filmes de Ficção científica - Watchmen

“Eu não sei se eu sou o único a pensar que Watchmen é o melhor entre todos os filmes de super-heróis. Eu gostei porque os personagens tinham, claramente expressos, perfis de personalidades complexas. Eles experimentam, de maneira nada contida, o amor, o ódio, a vingança, a megalomania, a angústia moral e a apreensão. Por esta razão, todos eles eram mais reais para mim. Se o mundo realmente tivesse super-heróis, “Watchmen” seria o mundo que teriamos.”

E a Menção Honrosa vai para…

Blade Runner (1982)

Filmes de ficção científica - Blade Runner

“Esta história é ao mesmo tempo profunda e assustadora. Mas eu nunca dei atenção a ela como muitos amantes do gênero deram. O que faz deste comentário mais uma confissão do que uma revisão.”

E então, o que achou das escolhas do Neil DeGrasse Tyson? Concorda ou discorda? Quais seriam seus dez filmes preferidos de Ficção Científica? Deixe sua lista nos comentários!

Fonte: http://geekcafe.blog.br/

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s