É hoje! Sonda Messenger vai colidir com planeta Mercúrio!

Após 10 anos de uma valiosa e bem sucedida missão, a sonda Messenger, da NASA, vai fechar sua história com chave de ouro. Por conta de seu combustível esgotado, ela vai se chocar contra a superfície do planeta Mercúrio, que foi seu principal alvo de pesquisas no espaço.  Segundo cientistas da NASA e especialistas da missão Messenger, a sonda vai impactar com o planeta Mercúrio hoje, às 16h25 pelo horário de Brasília (19h25 UTC), a uma velocidade de 3,91 km/s, o que resultará numa cratera de 16 metros de diâmetro.

No dia 24 de abril, os controladores da missão no Laboratório de Física Aplicada JPL, da Universidade John Hopkins, executaram a última manobra da sonda, a fim de elevar sua altitude mínima, postergando ao máximo o impacto inevitável. Infelizmente, pra tristeza de astrônomos e entusiastas, o impacto da sonda Messenger contra o planeta Mercúrio não poderá ser visto, uma vez que a sonda colidirá com o planeta no lado oposto daquele que conseguimos observar daqui da Terra. 

E não é apenas o impacto final da sonda Messenger que chamou a atenção dos cientistas. Em primeiro lugar, a missão conseguiu resistir cerca de 1/4 de tempo além do esperado. Após realizar diversos rasantes em Mercúrio, a sonda pôde obter informações sem precedentes sobre o planeta mais próximo do Sol. A sonda conseguiu enviar com sucesso mais de 255 mil imagens para a Terra, e assim, nos ajudou a entender um pouco mais sobre um dos nossos vizinhos cósmicos. Confira alguns números interessantes da missão MESSENGER:

  • mais de 12 bilhões de km foram percorridos;
  • 29 voltas ao redor do Sol
  • 6 sobrevoos rasantes
  • 35 milhões de registros feitos pelo altímetro de laser
  • 255.858 imagens enviadas à Terra
  • 147.625 km/h foi a velocidade média da sonda
  • 96 km da superfície de Mercúrio durante sua máxima aproximação com o planeta
  • 3.308 orbitas completas ao redor de Mercúrio
  • 10 terabytes de dados científicos foram publicados

E no dia 26 de abril, apenas 4 dias antes do impacto final que marcará o término da missão, a sonda Messenger fotografou a região conhecida como Heemskerck (em homenagem a um antigo navio Holandês). A imagem foi divulgada no dia 28 de abril, 2 dias antes do impacto, sendo uma das últimas imagens que a sonda enviou de Mercúrio para a Terra.

Imagem feita pela sonda Messenger em 26 de abril de 2015 mostra a região Heemskerck Rupes.
Créditos: NASA / MESSENGER.

Acompanhe os momentos finais da sonda Messenger (MErcury Surface, Space ENvironment, GEochemistry, and Ranging) em seu Twitter e também no site oficial da missão. Ela foi enviada no dia 3 de agosto de 2004, a partir do Cabo Canaveral, na Florida, EUA. Sua última manobra, realizada no dia 24 de abril, foi como uma cereja no topo de um bolo de realizações espetaculares.

A missão MESSENGER irá terminar dentro de algumas horas, mas o seu legado de conhecimento científico e inovação técnica irá perdurar por toda a eternidade, ou pelo menos, enquanto estivermos aqui na Terra, estudando e explorando o Sistema Solar.

Fonte: http://www.galeriadometeorito.com/

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s