Telescópio Hubble completa 25 anos!

A Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) comemorou nesta quinta-feira os 25 anos de lançamento do Telescópio Espacial Hubble com fogos de artifício, e do tipo celestial, proporcionados pelo próprio observatório orbital. Para celebrar a estreia do Hubble no dia 24 de abril de 1990, a Nasa selecionou uma foto de um berçário estelar localizado a cerca de 20 mil anos-luz na constelação Carina.

“Esta realmente é uma semana empolgante para os astrônomos e as pessoas de todo o mundo que amam a astronomia”, disse Jennifer Wiseman, cientista do Hubble, em uma comemoração de aniversário televisionada do Newseum em Washington. De sua órbita a 547 quilômetros da Terra, o olho penetrante do Hubble consegue distinguir estrelas específicas no aglomerado, que conta com cerca de três mil estrelas recém-nascidas.

Com sua visão de infravermelho, o Hubble também consegue xeretar dentro de casulos de poeira e gás onde mais estrelas estão se formando. Aprender sobre o ciclo de vida das estrelas foi uma das razões para a construção do telescópio. Por ele operar acima das distorções e dos efeitos bloqueadores da atmosfera terrestre, os astrônomos esperavam poder contemplar um passado mais distante, analisando gerações de estrelas e galáxias que se formaram mais perto do Big Bang, a explosão que teria dado início ao universo, cerca de 13,7 bilhões de anos atrás.

O esforço de desenvolvimento de 50 anos quase terminou após o lançamento do Hubble, quando a Nasa descobriu uma falha de construção no espelho de 2,4 metros de diâmetro do telescópio. Lentes corretivas, instaladas por astronautas durante uma caminhada espacial, resolveram o problema em 1993, a primeira de cinco manutenções realizadas por equipes do ônibus espacial.

“Nunca imaginamos que fosse durar tanto”, afirmou Charlie Bolden, dirigente da Nasa e ex-astronauta que pilotou a missão que lançou o Hubble.

A Nasa espera manter Hubble em operação até 2020, para coincidir com o seu sucessor, o Telescópio Espacial James Webb, que deve ser lançado em outubro de 2018.

Mas que foi “Hubble.”?

Edwin Powell Hubble, brilhante astrônomo estadunidense nascido em Marsfield, Missouri, considerado por suas pesquisas pioneiro da astronomia extragaláctica, revolucionando toda a astronomia moderna com sua descoberta de que o Universo estava em continua expansão. Estudou matemática e astronomia na Universidade de Chicago sob a influência de Halle.

Foi para Oxford para estudar  Direito, mas abandonou a advocacia (1914) e juntou-se a equipe do Observatório de Yerkes. Após a Primeira Guerra (1919) passou a integrar a equipe do Observatório de Monte Wilson (1919-1953), em Washington. Com a descoberta de uma cefeida (1923),estrela de luminosidade variável,  provou a existência de nebulosas extragaláticas.

Também descobriu com ajuda de um telescópio de 100 polegadas de diâmetro, não só que havia um universo de galáxias, mas que o universo estava em expansão, ao verificar que a velocidade de uma nebulosa em relação a outra é proporcional à distância entre elas, criando a constante de Hubble (1929). E mais que sua origem  Até suas descobertas supunha-se um universo estático e restrito aos limites da Via Láctea.

De personalidade vaidosa e arrogante, morreu em San Marino, California, USA. Seu nome foi dado a um potente telescópio orbital para estudar o espaço sem as distorções causadas pela atmosfera, lançado pelos EEUU (1990). Seu principal livro foi The Realm of Nebulae (1937).

Fonte: http://info.abril.com.br/

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s