Absolutamente incrível essa foto que a NASA tirou de Saturno.

De longe, os anéis de Saturno parecem uma coisa sólida, homogênea e contínua. No entanto, um exame mais detalhado da sonda espacial Cassini mostra que a história não é bem essa. O que as leituras indicam é que existem estruturas variadas nos anéis em quase todas as escalas imagináveis.

Essa estrutura toda esburacada dos anéis de Saturno pode ser causada por muitas coisas, mas nesse caso, as muitas luas do planeta são as verdadeiras culpadas. As lacunas escuras perto da borda esquerda do anel A (o mais externo na foto) são causadas pelas luas Pan e Daphnis que ficam embutidos nas lacunas.

Enquanto a lacuna mais ampla (área escura entre o anel B e um anel A) é criada por uma ressonância com a lua Mimas de tamanho médio (que orbita bem fora dos anéis).

Prometheus é visto em órbita fora de um anel no quadrante inferior esquerdo da imagem. E o anel F pode ser visto à esquerda de Prometheus, com um pouco de boa vontade.

O ponto de vista da imagem da NASA mostra o lado iluminado dos anéis de aproximadamente 15 graus acima do conjunto. A imagem foi capturada em luz vermelha com a câmera grande angular da sonda espacial Cassini em 8 janeiro de 2015, a uma distância de cerca de 911 mil quilômetros de Saturno. A escala da imagem é de inimagináveis 54 km por PIXEL!

A missão Cassini é um projeto cooperativo da NASA com a Agência Espacial Europeia e com a Agência Espacial Italiana. O Laboratório de Propulsão a Jato, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, EUA, controla a missão. O centro de operações da imagem latente é baseado no Instituto de Ciência Espacial em Boulder, Colorado, também nos Estados Unidos.

Fonte: http://hypescience.com/

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Acesse nosso Google+ – https://plus.google.com/10760548481248821010

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s