Duas estrelas anãs serão as responsáveis pelo fim da Terra.

Se não o fosse o final do mundo um assunto tão incrível e intrigante, o tema deixaria de ser tratado com tanta frequência, principalmente pelo Cinema, que tem a oportunidade de abordar uma possível extinção do planeta Terra com ainda mais apelo, usando o lado visual da coisa. A verdade é que o que para nós é Ficção Científica, para alguns cientistas é só mais uma hipótese da realidade.

O pesquisador Coryn Bailer-Jones, do Max Planck Institute, recentemente divulgou alguns cálculos que podem ser relativamente assustadores. Jones acredita que nosso planeta pode chegar ao fim graças à presença de duas estrelas anãs laranjas – as “vilãs” cósmicas já têm até nome: GL 710 e Hip 86505.

De acordo com o cientista, as duas estrelas podem provocar confusões nas órbitas de alguns cometas à medida que eles se aproximam no Sistema Solar.

Se essas duas estrelinhas se aproximarem demais dos cometas, o centro gravitacional deles vai acabar fazendo com que uma série de cometas seja direcionada em direção à Terra, aumentando – e muito – as chances de o nosso planeta ser estilhaçado.

Antes de sair por aí proclamando o fim do mundo ou fazendo maluquices, fique tranquilo, pois você não estará aqui quando isso acontecer. De acordo com Jones, Hip 86505 pode demorar meio milhão de anos para causar confusão – já a GL 710 pode demorar até 1,3 milhão de anos para se aproximar do Sistema Solar. Isso, claro, se os cálculos do cientista estiverem realmente corretos.

A teoria de Jones deve ser testada, ainda, por outros cientistas, antes de ser mais bem aprofundada e levada a sério. Independente de qual for o resultado das pesquisas, a humanidade parece ter tempo para desenvolver algum tipo de fuga interestelar – pelo menos no Cinema isso já aconteceu.

Fonte: http://www.megacurioso.com.br/

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Acesse nosso Google+ – https://plus.google.com/10760548481248821010

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s