Existe algum motivo plausível para os alienígenas parecerem conosco?

A grande maioria dos filmes de ficção científica mostram alienígenas como uma espécie de humanos de outro planeta. A maioria de nós não se importa com isto, mas sempre há quem se pergunte o motivo de tal coisa. Para os filmes, provavelmente os motivos são psicológicos e econômicos. Nós nos identificamos melhor com os alienígenas que são humanoides ou que tenham traços humanoides.

Michael H. New, astrobiólogo da NASA, aponta que “a maioria dos alienígenas é humanoide por que são os humanos que produzem ficção científica e, apesar de estarmos interessados no ‘outro’, nossa concepção de como seria o ‘outro’ é geralmente limitada”. Economicamente falando, também era mais barato e mais simples montar uma fantasia que um ator pudesse vestir. Atualmente este motivo está quase superado, com o avanço dos efeitos especiais e computação gráfica. A identificação continua a mesma, no entanto. Mas e os alienígenas “de verdade”? Existe alguma razão plausível para eles se parecerem conosco? Uma das razões para os alienígenas se parecerem conosco poderia vir da panspermia.

Alienígenas humanoides espalhariam seu DNA pela galáxia, na esperança de que a vida emergisse em formas familiares a eles. Ou, na ausência de alienígenas humanoides, asteroides poderiam fazer este serviço.

Esta é uma das opiniões dos cientistas: se existirem alienígenas humanoides, o motivo deve ser alguma herança genética em comum entre eles e nós. Essa ideia é muito mais plausível do que dizer que a evolução produziria humanoides de forma totalmente independente em outro planeta, sem nenhuma contaminação com DNA terrestre.

Se encontrássemos alienígenas com a nossa cara, esta seria a explicação mais plausível. O problema é que a panspermia só tem alguma chance de acontecer com bactérias. E, neste quesito, o surgimento da espécie humana só aconteceu aqui porque aqui é aqui. Quer dizer, nosso corpo, nossa bioquímica e tudo em nós é reflexo do ambiente terrestre, sua gravidade, composição atmosférica, e até mesmo o bioma.

Evolução convergente

Esta é outra ideia: humanoides poderiam evoluir em outros planetas porque este é um caminho plausível para chegar onde chegamos.

Temos polegares opositores porque nossos ancestrais se penduravam em galhos e seguravam ferramentas, caminhamos em pé porque isto foi útil para nossos ancestrais, e temos sangue quente porque isto ajuda nosso cérebro a funcionar melhor.

Outros alienígenas em outros planetas poderiam vir a percorrer o mesmo caminho evolutivo e apresentar alguma semelhança conosco – bipedalismo, simetria bilateral e outros aspectos que também surgiram aqui no nosso planeta e evoluíram de forma independente em vários animais diferentes, de suricatos a velociraptores.

Talvez faça sentido imaginar que estas características, tão vantajosas para nós, também apareçam em espécies alienígenas. Em um livro de 1981, Life in Darwin’s Universe: Evolution and the Cosmos, Gene Bylinsky argumenta que existe um número limitado de soluções para formas de vida bem-sucedidas.

Ainda assim não dá para descartar o ambiente do planeta que, com suas particularidades, pode impor limitações diferentes sobre os organismos, e produzir então seres totalmente diferentes.

Simetria bilateral

Mesmo com todas as diferenças, a simetria bilateral, o fato simples que o lado esquerdo é um reflexo do lado direito, com praticamente todos os órgãos repetidos e espelhados, pode ser uma constante na vida inteligente. E, tendo simetria bilateral, começam as semelhanças conosco.

Com a simetria bilateral, a primeira coisa que acontece é que os órgãos vêm em pares (membros superiores e inferiores, e suas partes). Entre os animais, a solução mais comum para deslocamento é o quadrupedalismo, mas passar do quadrupedalismo para o bipedalismo não é tão difícil assim. Mais ainda, os órgãos sensórios também tendem a vir em pares – é só pensar nas orelhas e olhos (e esquecer por enquanto uma só língua e um só nariz, além de uma só boca).

Apesar disso tudo, a maioria dos cientistas acha improvável que alienígenas inteligentes sejam humanoides ou tenham uma forma que lembre a forma humana. E você, o que acha?

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Acesse nosso Google+ – https://plus.google.com/10760548481248821010

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s