Ouça o barulho do Sol, transmitidos por satélites.

Um cientista da NASA converteu dados recebidos do sol em sons, em um processo chamado de “sonificação”. Em um vídeo em que usa dados da nave espacial Wind, da Nasa, para “ouvir” o campo magnético solar. Como o vento solar muda de intensidade, uma onda de choque pode ser ouvida passando por cima da nave espacial. Robert Alexander, doutorando em ciência de design na Universidade de Michigan, realizou o processo.

Ele também é um especialista em sonorização que treina físicos no Goddard Space Flight Center da NASA. “Sonificação oferece uma oportunidade promissora para a criação de técnicas de análise e representação audiovisual de padrões de corpos celestes”, disse ele. A nave Wind, que está em órbita ao redor do Sol, registra oscilações eletromagnéticas que podem ser convertidas diretamente para amostras de áudio. Alexander e sua equipe usaram algoritmos de computador personalizados e escritos para converter essas frequências eletromagnéticas. Wind tem combustível o suficiente para observar o sol por mais 60 anos.

Embora este processo de sonorização tenha captado um evento de 2007, uma poderosa explosão solar poderia sim ocorrer, e causar estragos em sistemas de comunicação e de energia nos próximos dias. Cientistas já advertiram que a “extrema” tempestade solar pode afetar redes elétricas, satélites e transmissões de rádio quando a chama chega à superfície da Terra. Mas eles dizem que não estão “com medo”, pois não há riscos aparentes de que o Sol poderia causar estragos maiores no nosso planeta por enquanto.

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Acesse nosso Google+ – https://plus.google.com/10760548481248821010

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s