Por que todos os primatas não evoluíram para seres humanos?

É um assunto que foge um pouco do nosso contexto habitual, mas me perguntam muito sobre isso, então resolvi postar. A evolução dos seres humanos não ocorreu a partir de macacos, gorilas ou chimpanzés. Todas as espécies que existem hoje seguiram diferentes caminhos evolutivos. Nenhuma espécie que existe hoje evoluirá para outra que já existe.

Os primatas modernos, que além dos seres humanos, incluem macacos, gorilas e chimpanzés, evoluíram a partir de um ancestral comum que obviamente, não existe mais. A linha do tempo da evolução humana ainda é muito controversa e possui muitas falhas que ainda não puderam ser explicadas. O início e fim de algumas espécies estão demonstrados apenas através de estimativas. Mas uma coisa é certa: um macaco não vai evoluir para um ser humano, jamais!

Um grande erro das pessoas é pensarem que os seres humanos são mais “evoluídos” que os macacos. Os organismos que vivem hoje evoluíram e estão bem adaptados ao seu estilo de vida.

Se você parar para pensar, uma minhoca consegue viver e se reproduzir com pouco que tem, ela está adaptada não precisa mais que aquilo para sobreviver. As mutações genéticas acontecem o tempo todo, sem alarde e, muitas vezes sem qualquer mudança mensurável no estilo de vida do organismo.

Em geral, uma mutação pode ser passada para gerações futuras se ela se mostrar útil para a sobrevivência da espécie. Temos que ter a consciência de que a evolução é um processo contínuo de tentativa e erro, de que todos os primatas modernos são ainda uma parte.

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Acesse nosso Google+ – https://plus.google.com/10760548481248821010

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s