O que é essa mancha estranha no sol?

ssa foto incrível registrou uma mancha estranha e nada peculiar no sol. Mas o que seria isso? Um pássaro? Um avião? O Super-Homem?! Não… Nada disso. Aliás, bem longe disso.  Em se tratando de universo, seria bem aceitável que essa manchinha fosse uma bizarrice sem explicação, daquelas coisas que deixa toda a comunidade científica com a pulga atrás da orelha. Pelo menos hoje, esse não é o caso. Esse pontinho que aparece na foto é um velho conhecido nosso. É o planeta mercúrio!

Se você olhar de perto, vai ver que o ponto é perfeitamente redondo, assim como o planeta. Essa imagem é resultado de um tipo incomum de eclipse solar que aconteceu em 2006. Geralmente, é a lua terrestre que faz os eclipses no sol. Nessa ocasião, ela cedeu a vez ao planeta Mercúrio. Como a lua nova antes de um eclipse solar, a fase de Mercúrio tornou-se um crescente continuamente mais fino conforme o planeta evoluiu em direção a um alinhamento com o sol.

Eventualmente, a fase de Mercúrio caiu para zero e o ponto escuro do planeta cruzou nossa estrela-mãe. A situação poderia tecnicamente ser rotulada como um eclipse anular mercuriano com um extraordinariamente grande anel de fogo. Inusitado, não é? O próximo eclipse solar mercuriano ocorrerá em 2016.

Fonte: http://hypescience.com/

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Acesse nosso Google+ – https://plus.google.com/10760548481248821010

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s