Por que Neil Armstrong foi escolhido para ser o primeiro a pisar na Lua?

No próximo domingo, dia 20 de julho, terão se passado 45 anos desde que Neil Armstrong se tornou o primeiro homem a pisar na Lua e deu “um passo pequeno para o homem, um salto gigantesco para a humanidade”. Mas, afinal, você sabe por que é que ele foi escolhido para ser o primeiro em vez de Michael Collins ou Edwin “Buzz” Aldrin, que também faziam parte da tripulação da Apollo 11?

De acordo com o pessoal do site Today I Found Out, assim que os três astronautas foram selecionados para tripular a Apollo 11 — a partir de um grupo de 29 pessoas que foram treinadas para a missão —, imediatamente começaram as especulações sobre quem seria o primeiro deles a pisar em solo lunar. Michael Collins, que era o piloto do módulo de comando, já estava descartado, pois permaneceria em uma das partes da Apollo que ficaria em órbita. Assim, a escolha se resumia em decidir entre Armstrong e Buzz Aldrin, comandante e piloto do módulo que pousaria na Lua, respectivamente. Na verdade, os dois astronautas pisariam na Lua de qualquer jeito, mas ser o primeiro era uma verdadeira honra.

A NASA demorou um bom tempo para revelar quem seria o eleito. Buzz Aldrin queria desesperadamente ser o “cara” e chegou a fazer campanha para ser o escolhido. Aliás, muita gente acreditava mesmo que ele realmente seria o apontado. Contudo, o anúncio oficial só foi feito pela NASA três meses antes de a missão partir e, como você sabe, Armstrong foi o astronauta indicado.

Segundo o Today I Found Out, a justificativa da decisão foi uma portinhola. A porta de saída do módulo que pousou na Lua — chamado Eagle —, em vez de se abrir para o lado de dentro ou de fora, se abria para um dos lados. Mais precisamente, a portinhola se abria em direção ao piloto, ou seja, Aldrin, dificultando sua saída do módulo. Portanto, por uma simples questão de pragmatismo, aos olhos da NASA fazia mais sentido que Armstrong saísse primeiro.

Não obstante… anos depois, outro astronauta que fazia parte do programa espacial — Al Bean — contou que a NASA escolheu Armstrong por acreditar que seu ego suportaria melhor a situação do que o de Aldrin. Buzz sempre foi conhecido por seu bom-humor, personalidade forte e caráter extrovertido, ao contrário do introvertido e extremamente reservado Armstrong. Assim, é possível que a história da portinhola tenha sido apenas desculpa esfarrapada.

Fonte: http://www.megacurioso.com.br

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Acesse nosso Google+ – https://plus.google.com/10760548481248821010

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s