Astrônomos descobrem estrela do tamanho da terra feita de diamante.

Uma anã branca, do tamanho da terra, é algo relativamente comum, mas essa não é tão comum assim. A recém descoberta anã branca é a mais fria e mais fraca estrela desse tipo já descoberta. Acredita-se que seu carbono tenha esfriado, e em seguida cristalizado, assim tornou-se uma imensa esfera de diamante. Anãs brancas são resultado do estado final de estrelas extremamente densas como o nosso Sol.

Após elas entrarem em colapso resultando em objetos cósmicos do tamanho da Terra, compostas principalmente de carbono e oxigênio, anãs brancas arrefecem lentamente e desaparecem ao longo de bilhões de anos. Esta estrela, por sua vez, está a 900 anos luz da Terra, na mesma direção da constelação de aquário, e tem quase a mesma idade que a Via Láctea, mais ou menos 11 bilhões de anos. “É algo realmente notável”, disse David Kaplan, um professor da Universidade de Wisconsin-Milwaukee, nos Estados Unidos. “Existem milhares delas lá fora, mas como são muito fracas, fica realmente complicado de encontrá-las”.

Kaplan e seus colegas descobriram a estrela usando os telescópios do National Radio Astronomy Observatory (NRAO), Green Bank (GBT), Very Long Baseline Array (VLBA), além de outros observatórios.

O mais incrível é que essa estrela tem também um companheiro, um pulsar. Batizado de PSR J2222-0137, foi o primeiro objeto a ser identificado nesse sistema, descoberto por  Jason Boyles, estudante na Universidade de West Virginia, em Morgantown, EUA. A temperatura da estrela foi calculada como sendo 5.000 vezes menor que a do Sol, cerca de 2.700 graus.

Fonte: http://www.scienceblux.com.br

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Acesse nosso Google+ – https://plus.google.com/107605484812488210103

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s