Cientistas acreditam que pode existir antigo planeta no interior da Terra.

Vai dizer que ao ler o título acima você não se lembrou daquelas teorias estranhas sobre o nosso planeta ser plano, estar localizado no centro do Universo e até ser oco e ter o interior habitado? No entanto, nos referimos a um estudo realizado por cientistas da Universidade de Harvard, nos EUA, que acreditam ter encontrado evidências da existência de um antigo planeta no interior da Terra. Como você sabe, uma das teorias mais aceitas sobre a origem da Lua é a de que sua formação se deu devido ao choque de um planeta contra o nosso há cerca de 4,5 bilhões de anos.

Segundo essa ideia, o nosso satélite teria se formado a partir de rochas e outros materiais resultantes dessa trombada sideral, e a energia liberada durante o impacto teria feito com que a Terra e o astro que colidiu conosco se fundissem completamente formando um único planeta. De acordo com o site Phys Org, a equipe de Harvard acredita que apenas uma parte da Terra derreteu na colisão que deu origem à Lua e que parte do antigo planeta de bilhões de anos atrás ainda existe. Os pesquisadores explicaram que, embora o calor produzido durante o impacto fosse suficiente para fundir completamente o planeta, eles acreditam que a energia gerada não foi distribuída de maneira equilibrada através da antiga Terra.

Os cientistas chegaram a essa conclusão depois de analisar a proporção de isótopos de gases nobres presentes no interior da Terra e compararam o resultado com a proporção de isótopos mais próximos da superfície. Eles descobriram que a razão entre os elementos analisados é significativamente maior em áreas mais superficiais do manto do que nas mais profundas, o que sugere que a colisão que deu origem à Lua não fundiu completamente os dois planetas.

Segundo os cientistas, a geoquímica do nosso planeta indica que existem diferenças na proporção de isótopos presentes no interior e em camadas mais superficiais da Terra, e essa diferença poderia ser explicada pela presença do material que compunha o nosso planeta antes da colisão cósmica que deu origem à Lua. Além disso, o estudo dos pesquisadores se soma às evidências que apoiam a teoria vigente sobre a formação do nosso satélite.

Fonte: http://hypescience.com

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Acesse nosso Google+ – https://plus.google.com/107605484812488210103

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s