Uma ótima leitura – Guia de um Astronauta para viver bem na Terra.

Primeiramente gostaria de agradecer a editora Agir/ Ediouro e aos amigos Patricia Mendonça e Bel Bonotto, por nos presentear com esse belo exemplar do livro escrito pelo Astronauta Chris Hadfield – “Guia de um Astronauta para viver bem na Terra.” , para quem não o conhece, hoje, ele é o astronauta mais experiente do planeta. Ficou famoso no mundo inteiro pelos vídeos divertidos que postou no YouTube enquanto comandava a Estação Espacial Internacional. A experiência que teve no seu espaço possibilitou a Hadfield o desenvolvimento de uma visão única acerca do homem, da vida cotidiana, da família e dos desafios que todos nós enfrentamos.

Este livro propõe com humor e inteligência diversas alternativas para encarar as pequenas atribulações do dia a dia e as enormes dificuldades que a vida nos impõe. E, claro, narra as incríveis aventuras que só um astronauta pode ter.  Em seguida vou falar mais um pouco sobre Chris Hadfield e é lógico, sobre o livro (Spoilers), com alguns trechos que me chamaram atenção desse best seller, que na minha opinião, deveria ser lido por todos! Hadfield, foi formado em engenharia mecânica, ele fez o curso de piloto de combate na força aérea canadense, graduando-se em 1983 e pilotando jatos CF-18 Hornet durante três anos. Cursou também a prestigiosa Escola de Piloto de Teste da Força Aérea dos Estados Unidos, na Base Aérea de Edwards, na Califórnia.

Em 1992, competindo com mais 5300 canadenses, ele foi selecionado para treinamento de astronauta pela Agência Espacial Canadense, sendo enviado para o Centro Espacial Johnson, da NASA, em Houston, Texas. Após a conclusão do curso, ele trabalhou como a ‘voz da missão de controle’ , o CAPCOM de Houston, em 25 missões do ônibus espacial.

Sua primeira missão no espaço foi na STS-74 Atlantis em novembro de 1995, missão conjunta da NASA e da Roskosmos – ônibus espacial-Mir – na função de especialista de missão, operando o Canadarm, o braço robótico canadense da Atlantis. Na segunda viagem espacial, em 2001, como especialista de missão na STS-100 Endeavour, ele passou 14 horas e 54 minutos trabalhando fora da nave em dois turnos de atividades extra-veiculares, tornando-se o primeiro canadense a realizar tal feito. Nesta missão foi usado pela primeira vez o braço Canadarm2 da Estação Espacial Internacional.

Depois de seu retorno e até 2003, ele trabalhou como diretor de operações da NASA no Centro de Treinamento de Cosmonautas Yuri Gagarin, na Cidade das Estrelas, em Moscou. Em 2003, após 25 anos de serviços na força aérea de seu país e com a patente de coronel, ele retirou-se da carreira militar, passando a atuar como astronauta civil da agência canadense e chefe de operações da ISS no escritório de astronautas da NASA.

Onze anos após seu segundo voo, Hadfield voltou ao espaço para ser o primeiro canadense a comandar uma expedição na ISS. Lançado do Cosmódromo de Baikonur em 19 de dezembro de 2012, ele integrou como engenheiro de voo a tripulação da nave Soyuz TMA-07M, que levou três astronautas à estação, onde completaram a Expedição 34 e iniciaram a Expedição 35, comandada por ele. Um dos fatos mais populares de sua participação nesta missão foi o vídeo transmitido à Terra em que atua cantando a música Space Oddity, de David Bowie, acompanhado de um violão – o vídeo teve mais de 22 milhões de acessos no Youtube e ficou no ar por um ano até o vencimento da licença de uso de direitos autorais dada por Bowie – e trocando mensagens no Twitter com William Shatner, o capitão Kirk da série original Jornada nas Estrelas.

Cris Hadfield também gravou a musica ISS: Is Somebody Singing no espaço (veja o clipe acima), que foi gravada durante um streaming entre a Estação Espacial e um estúdio no Canadá. A música teve a participação do coral Wexford Gleeks, da Escola de Artes Wexford, em Toronto. É a primeira canção composta e gravada no espaço. O projeto foi uma colaboração de Chris Hadfield, comandante da Estação Espacial Internacional, e Ed Robertson, compositor e cantor da banda Barenaked Ladies. A bordo da estação o astronauta tambem compos e gravou a primeira musica original feita no espaço,a musica natalina chamada “Jewel In The Night”7

Hadfield retornou à Terra em 14 de maio de 2013 a bordo da nave Soyuz TMA-07M, comandada pelo cosmonauta russo Roman Romanenko, pousando suavemente nas estepes do Casaquistão, às 02:31 GMT.  No dia 11 de junho de 2013, Chris Hadfield anunciou sua aposentadoria, vindo a se aposentar dia 3 de julho para assumir novos desafios.

Leiam o Livro e vocês não irão se arrepender, é uma mistura de auto ajuda com um toque científico e técnico sobre a vida de um astronauta. Com certeza ele te ajudará nas decisões cotidianas e você vera a vida de uma outra forma. Veja abaixo o trailer do livro, é muito bacana!

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Acesse nosso Google+ – https://plus.google.com/107605484812488210103

 

 

Anúncios

2 comentários em “Uma ótima leitura – Guia de um Astronauta para viver bem na Terra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s