É possível existir vida alienígena em Europa, na lua de Júpiter?

A maioria de nós conhece bastante coisas sobre os oito planetas do nosso sistema solar (anteriormente 9 planetas… pobre Plutão). Mas você pode não saber muito sobre algumas luas desses planetas. Algumas delas são muito semelhantes à nossa própria Lua, mas há muitas que são muito diferentes e extremamente diversificadas. Uma delas é Europa. Europa é uma das quatro luas de Galileu originalmente descobertas por Galileu no século 17. Europa não é tão grande quanto a lua da Terra, com um diâmetro de cerca de 3.100 km.

Ela orbita Júpiter, e está a aproximadamente 780 milhões de quilômetros do Sol. Tem uma infinidade de luas irmãs que também orbitam o gigante gasoso – a estimativa atual é de 66 luas. Então, o que faz com que Europa seja tão interessante? Bem, quando a sonda Pioneer (1973-1974) fez seu primeiro sobrevoo sobre o sistema de Júpiter, ela registrou uma imagem difusa da lua, mostrando uma pequena lua banal que parecia uma esfera gigante de mármore branco. Foi somente quando as naves espaciais Voyager (1979) fizeram um outro sobrevoo que os astrônomos tiveram um bom vislumbre da lua, e o interesse surgiu.

O que as imagens mostraram foi uma pequena lua gelada, o que levou os astrônomos a teorizar que Europa poderia, eventualmente, ter um oceano líquido submerso. Obviamente, a tecnologia tem avançado consideravelmente desde os anos 70, e agora temos muitas imagens de alta definição que apoiam ainda mais a teoria de que ali há um oceano de água salgada consideravelmente maior do que todos os oceanos da Terra. Em suma, Europa é interessante porque é extremamente susceptível de ter um oceano muito profundo de água salgada debaixo de sua crosta gelada fina. Por que isso é tão especial? Bem, é possivelmente o lugar mais provável onde podemos encontrar outras formas de vida em nosso próprio sistema solar. Que evidências existem para isso? Em primeiro lugar, temos a idade observada da superfície de Europa. É muito jovem, sem crateras de impacto.

Em última análise, o que isso sugere é que tem de haver algum tipo de mecanismo geológico em exercício que está constantemente repondo o material de superfície para limpar o registro de impactos. Normalmente, o culpado é o vulcanismo, como aqui na Terra, mas em Europa parece ser o movimento do gelo da superfície em constante agitação. Este movimento substitui as superfícies antigas e mantém a aparência jovem da lua. Este é um dos maiores indicadores para a presença de um oceano líquido sob a superfície gelada.

Mas como Europa pode manter um oceano líquido mesmo estando tão longe do Sol? Bem, é por causa de um processo físico chamado aquecimento de maré, isto é, Júpiter estica e amassa constantemente suas luas, mantendo o seu interior aquecido. Essa interação constante entre Júpiter e Europa aumenta a temperatura interna da lua e permite a existência de um oceano líquido. O que isso significa? Vida! É basicamente o melhor lugar de todo o sistema solar para procurar vida fora da Terra.

Antigamente, pensava-se que a vida não poderia sobreviver no fundo dos oceanos da Terra, mas diversas expedições e estudos mostraram que essa concepção estava totalmente equivocada. A vida é abundante no fundo dos oceanos. Algumas espécies são extremamente resistentes e podem suportar ambientes muito hostis. Algumas dessas espécies vivem em torno de respiradouros geotérmicos em temperaturas que ferveriam uma lagosta normal em segundos. A vida em torno dessas aberturas é tão diferente de outras formas de vida na Terra que é quase alienígena. Isto é o que torna Europa tão excitante. Sob sua superfície gelada há um oceano com possíveis formas incomuns de vida.

Obviamente, a única maneira de descobrir se fato existe vida é indo lá, ou pelo menos enviando algum tipo de robô para ir em nosso lugar. Existem várias missões atualmente em fase de planejamento que visam enviar sondas para derreter o gelo até chegar ao oceano. Se existe mesmo vida ali, só o tempo nos dirá.

Fonte: http://www.scienceblux.com.br

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Acesse nosso Google+ – https://plus.google.com/107605484812488210103

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s