Como Júpiter ajudou a prosperar a vida na Terra.

Júpiter está a mais de 588 milhões de km de distância da Terra. Mas, apesar dessa enorme distância, os astrônomos acreditavam há muito tempo que a gravidade do gigante gasoso é tão forte que desvia cometas e asteróides que de outra forma atingiriam nosso planeta. Agora, um novo estudo lança luz sobre a forma como essa forte atração gravitacional pode ter influenciado o clima da Terra, o que, por sua vez, criou as condições necessárias para a vida prosperar em nosso planeta bilhões de anos atrás.

A gravidade de Júpiter, que é 2,5 vezes mais forte do que a da Terra, é capaz de influenciar outros planetas do sistema solar – incluindo o nosso próprio. Isto significa que, dependendo da forma como Júpiter interage com a Terra, a órbita do nosso planeta – e, por conseguinte, o seu clima – pode variar significativamente. Por exemplo, se o nosso planeta é puxado para mais perto do sol, o clima iria mudar como resultado. O estudo, da Universidade de New South Wales e Royal Holloway University of London, rodou vários modelos de computador do nosso sistema solar, de acordo com um relatório de Elizabeth Howell da Astrobiology Magazine. A cada simulação, os planetas do sistema solar permaneceram em seu lugar, enquanto Júpiter se movia em diferentes órbitas, variando de circular a elíptica.

Os cientistas também mudaram a órbita de Júpiter para dentro e para fora, para testar o que teria acontecido se o planeta tivesse se formado mais perto do sol, ou mais longe. Cada simulação foi tomada através de um espaço de tempo de milhões de anos, registrando onde a Terra teria estado a cada 100 anos, como resultado da posição de Júpiter.

Um estudo anterior pelo mesmo grupo de pesquisa descobriu que a posição de Júpiter tem uma influência marcante sobre o clima da Terra. Ao compreender como gigantes gasosos afetam o clima em outros mundos, os pesquisadores esperam poder melhor restringir a pesquisa para outros planetas habitáveis ​​fora do sistema solar. Vale lembrar que Júpiter age também como um escudo para a Terra. Sua enorme gravidade sempre desviou asteróides e cometas que eventualmente cairiam na Terra se o planeta gigante não estivesse ali.

Fonte: http://misteriosdomundo.com/

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Acesse nosso Google+ – https://plus.google.com/107605484812488210103

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s