Como as nuvens são formadas?

Nuvens se formam quando o vapor de água sobe para a atmosfera e se condensa em partículas microscópicas, tais como poeira, sujeira e sal marinho. Quando o sol aquece a água nos oceanos, rios, lagos, uma parte desta água evapora – ou seja, passa do estado líquido para gasoso. Com calor suficiente, a água presente no solo e sedimentos também evaporam. Além disso, as plantas transpiram por suas folhas e caules.

Parte desse vapor d’água se move pela atmosfera em um processo chamado de convecção. Como a pressão atmosférica diminui à medida que a altitude aumenta, o vapor de água sofre menos pressão à medida que sobe. Com menos pressão, o vapor se expande. Com isso, ele perde energia, ficando mais frio. Eventualmente, o ar atinge a temperatura de ponto de orvalho – a temperatura em que o ar torna-se saturado com o vapor de água. Abaixo dessa temperatura, uma parte do vapor de água começa a condensar-se, ou tomar a forma líquida. No entanto, a água normalmente só sofre condensação quando está em contato com uma superfície sólida; é aí onde as partículas microscópicas de poeira ou sal na atmosfera entram em jogo. Quando uma quantidade suficiente de vapor de água condensa sobre as pequenas partículas, forma-se uma nuvem visível.

Mas a atmosfera está em constante estado de fluxo, de modo que tanto a condensação como a evaporação ocorrem de forma contínua, mesmo depois de formar uma nuvem. Se houver mais evaporação que condensação, a nuvem se dissipa. Se houver mais condensação que evaporação, a nuvem cresce.

A precipitação ocorre quando as gotas de água na nuvem tornam-se demasiadamente pesadas para permanecer no alto em correntes de ar da atmosfera.

Fonte: http://misteriosdomundo.com/

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Acesse nosso Google+ – https://plus.google.com/107605484812488210103

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s