Semana Especial Albert Einstein – Sua vida amorosa!

Quando Albert Einstein, o gênio da física, não estava escrevendo complicadíssimas equações, empregava o tempo escrevendo cartas de amor à mulher, Mileva Maric. Essa correspondência faz parte das centenas de documentos deixados pelo cientista, que vêm sendo publicados em livros nos Estados Unidos. As revelações surpreendem.  Revelam um homem apaixonado e sensual, que sentia falta da mulher e lhe escrevia: “Foi tão bonita a última vez, quando você aconchegou sua pequena e querida pessoa no meu corpo, de uma forma tão natural”.

Mileva, colega de Einstein na universidade e física como ele, sentia que os conhecimentos que trouxera da distante província da Sérvia onde nascera limitavam suas chances profissionais. Não bastasse isso, havia também o lado emocional. Eles se casaram no dia 6 de Janeiro de 1903, sem a presença dos pais da noiva, tiveram três filhos: Lieserl Einstein, Hans Albert Einstein e Eduard Einstein. A primeira, presume-se que tenha morrido ainda bebé ou que tenha sido dada para adoção, o do meio tornou-se um importante professor de Hidráulica na Universidade da Califórnia e o mais jovem, formado em Música e Literatura, morreu num hospital psiquiátrico suíço. As cartas terminam com Einsten trabalhando na Suiça e Mileva grávida de novo, escrevendo-lhe, preocupada com a reação dele à notícia. Mas ele a tranquiliza: “Não estou bravo porque minha pobre Dollie está chocando um novo pintinho… Além de tudo, não se pode negar que é um direito de toda Mulher”.

O casal separou-se em 1914 e em 1919 Einstein se casou com sua prima Elsa Lowenthal. Ela tinha 2 filhas Ilse e Margot de seu primeiro casamento com o comerciante Max Lowenthal, embora não tenham tido nenhum filho desse relacionamento Einstein criou as enteadas como tais inclusive, incluindo seu sobrenome nos delas.

Viveram juntos ate 1936 quando Elsa morreu depois de uma dolorosa doença em 20 de Dezembro, na casa em Mercer Street. No entanto, a dedicação exigida pela Ciência faria com que o gênio tivesse uma certa dificuldade nos relacionamentos. Para se ter uma idéia, antes de conhecer Elsa, para salvar o seu primeiro casamento em nome dos filhos, Einstein teria feito uma lista com algumas condições para continuar ao lado da primeira esposa Mileva. Confira o que o gênio exigiu da moça.

1 – Você irá certificar-se que as minhas roupas e lavanderia são mantidas em ordem, que eu irei receber minhas três refeições regularmente no meu quarto, que o meu dormitório e minha sala de estudo serão mantidos limpos e, especialmente, que a minha mesa será usada apenas por mim;

2 – Você vai renunciar a todas as relações pessoais comigo. Especificamente, você vai renunciar: a se sentar ao meu lado, sair e viajar comigo.

3 – Você vai obedecer aos seguintes pontos: não vai esperar qualquer intimidade de mim, nem vai me censurar de forma alguma; vai parar de falar comigo se eu pedir; vai sair do meu quarto de estudo imediatamente, sem protesto, se eu pedir; vai se comprometer a não me menosprezar na frente dos nossos filhos, seja através de palavras ou comportamento.

Difícil viver com um gênio, não? Como era de se esperar, as exigências não foram respeitadas e o casamento acabou. Na biografia, Isaacson revela que Einstein fez, então, uma proposta para conseguir o divórcio. “Ganharia o prêmio Nobel um dia, disse; se ela lhe desse o divórcio, ele lhe daria o dinheiro do prêmio. Ela pensou por uma semana e aceitou”, revela Isaacson. O escritor completa que, em 1921, quando foi premiado, Einstein cumpriu o acordo e entregou o valor do prêmio à ex-esposa.

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Acesse nosso Google+ – https://plus.google.com/107605484812488210103

2 comentários em “Semana Especial Albert Einstein – Sua vida amorosa!

Deixe um comentário

