Nasa grava vídeo impressionante de rocha de 400 quilos se chocando com a Lua.

Em 11 de setembro de 2013, cientistas da Universidade de Huelva e do Instituto de Astrofísica da Andaluzia registraram uma forte explosão na superfície lunar. O impacto, descoberto graças ao programa de observação MIDAS (Moon Impacts Detection and Analisis System), resultou na maior explosão jamais detectada no satélite natural da Terra. A revista científica Monthly Notices of Royal Astronomical Society confirmou, recentemente, que a colisão superou outra, registrada pela NASA poucos meses antes da primeira.

A rocha, que caiu na região conhecida como Mare Nubium, pesava em torna de 400 quilos. Os cientistas do MIDAS calculam que a cratera decorrente do impacto, que ocorreu em uma velocidade aproximada de 61.400 km/hora, deverá ter pelo menos 40 metros de diâmetro. O incêndio resultante do súbito aumento de temperatura da explosão pôde ser visto da Terra a olho nu. E, para os pesquisadores que acompanharam através de telescópio, durou oito longos segundos. “Eu não podia acreditar no que estava vendo…”, relata o Professor José María Madiedo, um dos responsáveis pelo projeto que teve a chance de observar o incrível fenômeno em tempo real. Os impactos na Lua são bastante frequentes, “mas os objetos são pequenos, do tamanho de uma moeda. Ver um impacto dessa magnitude é uma coisa excepcional”, conclui. Veja logo abaixo o vídeo.

O grupo do MIDAS gravou a sequência inteira em vídeo. Além disso, o grupo afirmou que a observação da quantidade e frequência dos objetos que caem na superfície lunar pode servir como base para outra dedução: o número de impactos contra o nosso planeta deve ser, no mínimo, dez vezes maior do que se supunha até o momento.

Fonte: http://noticias.seuhistory.com/

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Acesse nosso Google+ – https://plus.google.com/107605484812488210103

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s