A Terra pode ser engolida por um buraco negro?

Buracos negros são, sem dúvida, um dos objetos mais legais (e controversos) do universo. Conhecidos por serem “aspiradores de pó” cósmicos, eles já foram tema de inúmeras obras de ficção científica. Mas eles devem realmente ser temidos por nós, Terráqueos? Como não existem muitos buracos negros por aí (o mais próximo conhecido está a milhares de anos-luz), não há muito o que temer. De acordo com astrofísicos, a chance de um buraco negro engolir a Terra é menor do que você ganhar 100 vezes seguidas na loteria.

Você já deve saber que no centro de cada grande galáxia, inclusive a nossa Via Láctea, há um buraco negro supermassivo, com uma massa de milhões de vezes a do Sol. E não, ele não poderá devorar a Terra ou qualquer sistema planetário próximo de nós. Isso porque o buraco negro, chamado Sagitarius A, está localizado a cerca de 27 mil anos-luz de distância do sistema solar. Há também os mini-buracos negros criados em aceleradores de partículas, como o LHC. Todavia, é fisicamente impossível um mini-buraco negro engolir a Terra. Isso porque eles são realmente pequenos, tão pequenos que evaporam dentro de um trilionésimo de segundo, não tendo a mínima chance de engolir qualquer coisa e aumentar sua massa.

O fato é que existem formas muito mais prováveis do planeta ser destruído. Na verdade, o planeta em si não. Afinal de contas, destruir uma bola de ferro de 4,5 bilhões de anos não é para qualquer um. Mesmo o impacto de um asteroide gigante (como aquele que dizimou os dinossauros 65 milhões de anos atrás) não causaria maiores danos ao planeta, que se estabilizaria rapidamente (embora sem muitas formas de vida).

Fonte: http://misteriosdomundo.com

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s