O que aconteceria se a Terra parasse de girar?

Como você provavelmente sabe, a Terra está girando em torno do seu próprio eixo. Isto nos dá o ciclo de dias e noites. É claro que é impossível, mas o que aconteceria se a Terra parasse de girar bruscamente? A primeira coisa a se pensar é que tudo o que está na superfície da Terra está se movendo junto ao planeta. Você está preso pela gravidade e  está voando pelo espaço a uma velocidade de 1,674.4 km/h (no equador). Você não pode sentir isso assim como você não pode sentir que  está se movendo em um carro descendo a estrada. Mas você sentiria os efeitos se a Terra parasse de girar, ou se um carro parasse bruscamente.

Tudo o que está superfície da Terra seria atirado para os lados a mais de 1.600 km/h. A velocidade de escape da Terra é cerca de 40.000 km/hora, de modo que não é o suficiente para você sair voando para o espaço, mas imagine os oceanos se movimentando lateralmente a 1.600 km/hora. A velocidade de rotação da Terra diminui à medida que nos aproximamos dos pólos. Então, se você estivesse no pólo norte ou sul, você quase não sentiria esse efeito. O próximo problema é que o ciclo de dias e noites não funcionaria do mesmo modo. Neste momento, a Terra está girando em torno de seu próprio eixo, voltando uma face para a mesma posição a cada 24 horas. Se a Terra parasse de girar, metade do planeta seria cozida durante meio ano, enquanto que o outro hemisfério congelaria na escuridão.

Você pode imaginar como isso seria devastador para plantas e animais. Algo semelhante acontece nos pólos, onde você pode experimentar semanas de noite permanente e, em seguida, semanas de dia permanente.

A Terra seria uma esfera perfeita

Isso pode parecer menos catastrófico em comparação com os outros efeitos, mas não é. A velocidade de rotação da Terra exerce uma força centrífuga sobre a superfície, o que torna o planeta achatado nos pólos. Se medirmos o diâmetro entre os pólos e o compararmos com o diâmetro do equador, obtém-se uma diferença de 42,6 quilômetros. Sem a rotação, a gravidade seria capaz de moldar a Terra em uma bela esfera perfeita. Isso soa interessante e provavelmente inofensivo, mas na verdade é um grande problema. Por causa da protuberância da Terra no equador, os oceanos estão estendidos no equador por 8 km. Em uma Terra perfeitamente esférica, os oceanos iriam se redistribuir, inundando muitas regiões do planeta com um imenso volume de água.

A Terra não seria inclinada

A inclinação da Terra é definida pela forma como o planeta está girando em relação ao Sol. Este eixo de rotação define as estações do ano. Mas, sem qualquer rotação, o conceito não faz mais sentido. Há ainda um pólo norte do planeta, onde a luz solar está no seu ângulo mais baixo, e um equador, onde a luz incide mais diretamente. Mas não haveria mais estações do ano.

Fonte: http://www.universetoday.com

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s