Uma supernova poderá ser vista da Terra nos próximos 50 anos?

Astrônomos da Universidade Estadual de Ohio, nos EUA, calcularam as chances de que, em algum momento durante os próximos 50 anos, uma supernova possa ocorrer em nossa galáxia e as chances de que ela se torne visível para nós. A boa notícia: eles calcularam que as chances são de quase 100% de que tal supernova será visível por telescópios na forma de radiação infravermelha. A má notícia: as chances são muito menores – variando de 20 a 50% – de que o espetáculo estelar brilhante será visível a olho nu no céu noturno.

SN-2006gy

No entanto, isso é uma grande notícia para os astrônomos, que, ao contrário da maioria de nós, têm câmeras de infravermelho de alta potência para apontar para o céu a qualquer momento. Para eles, o evento representa uma chance sólida de fazer algo que nunca foi feito antes: detectar uma supernova rápido o suficiente para testemunhar o que acontece no início da morte de uma estrela. Uma estrela massiva explode em uma supernova no momento em que ela esgota todo o seu combustível nuclear e seu núcleo entra em colapso. Pouco antes de ela explodir violentamente, a estrela joga fora a maior parte de sua massa para o espaço. Os cálculos foram feitos com base em observações de diversas estrelas na nossa galáxia, a Via Láctea, e em modelos computacionais.

Os pesquisadores também calcularam que as chances de observamos uma supernova verdadeiramente deslumbrante – como a de 1604, que ofuscou todas as estrelas do céu – são de apenas 5%.

Fonte: http://misteriosdomundo.com

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Anúncios

2 comentários em “Uma supernova poderá ser vista da Terra nos próximos 50 anos?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s