Morte de uma estrela como o Sol e o fim da Terra.

Quando uma estrela esgota seu combustível, ela explode em uma série de pulsos, emitindo a maior parte de sua massa para uma concha gigante de gás chamada de nebulosa planetária. O que resta da estrela é um objeto superdenso chamado anã branca, que fica no centro da nebulosa. Os planetas que orbitavam a estrela, se existirem, são dilacerados pela explosão. Este será o destino da Terra. Uma estrela nasce de uma nebulosa. Por 50 milhões de anos, o gás e poeira colapsam sob sua própria gravidade e esquentam. (Vejam logo abaixo um infográfico explicativo).

0,,7818182-EX,00

Quando a temperatura e pressão estão ideais para a fusão nuclear, a estrela inflama. O hidrogênio passa a ser fundido em hélio. Por cerca de 10 bilhões de anos, a estrela brilha. Eventualmente, todo o hidrogênio é fundido em hélio. Então, elementos mais pesados passam a ser fundidos. A pressão aumenta, e a estrela cresce. A estrela pode ficar enorme, com um tamanho 2x maior que a distância entre a Terra e o Sol. Esse estágio da estrela é chamado de gigante vermelha, no qual ela pode engolir alguns planetas próximos. 

Quando todo o combustível acaba, a estrela libera a maior parte de sua massa para o espaço, formando uma crescente concha de gás. O que resta é uma estrela morta chamada anã branca. Uma morte violenta. Quando uma estrela como o Sol morre, ela destrói seus planetas. Em 2013, destroços de um pequeno planeta rico em água foram encontrados orbitando a anã branca GD 61, a cerca de 170 anos-luz da Terra.

Infográfico-Morte-Estrelas

Uma esfera superdensa de matéria. O cadáver de uma estrela como o Sol tem metade da massa do Sol compactada em um corpo do tamanho da Terra. A matéria da anã branca é composta de átomos de carbono que foram esmagados pela gravidade. Anãs brancas com mais de 1,4 vezes a massa so- lar se colapsam novamente, ao ponto de todas as suas partículas se tornarem nêutrons. Estrelas ainda maiores se tornam buracos negros.

Fonte: http://misteriosdomundo.com

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s