Essa estranha Super Terra tem plasma de água em sua atmosfera.

Um planeta incomum, com 6 vezes a massa da Terra, está localizado a apenas 40 anos-luz do nosso sistema solar, e cientistas descobriram que ele possui uma atmosfera rica em água, que tem uma bizarra forma de plasma. Astrônomos japoneses examinaram a atmosfera do planeta alienígena usando câmeras especializadas com um filtro azul para observar os trânsitos planetários da super-Terrachamada Gliese 1214 b. A mesma equipe já havia sugerido que o planeta tinha oceanos de água. Os pesquisadores disseram que, apesar de sua atmosfera ser rica em água, o planeta não é habitável como a nossa Terra, já que tem temperaturas atmosféricas que chegam a 280 graus Celsius.

Gliese-1214-b.

E embora a atmosfera do planeta tenha água, o elemento é ainda significativamente diferente do que estamos habituados. O principal autor do estudo, Norio Narita, disse: “Uma vez que a temperatura e a pressão são tão altas, a água não pode existir em uma forma habitual (vaporizada, líquida ou sólida), mas sim em uma forma iônica ou de plasma na parte inferior da atmosfera de Gliese 1214 b”. O planeta alienígena, que está localizado a cerca de 40 anos-luz de distância do nosso sistema solar, na constelação Ophiuchus, orbita uma estrela um pouco mais fria do que o nosso sol.

Contudo, ele a orbita cerca de 70 vezes mais perto do que a Terra orbita o Sol, de modo que 1 ano em Gliese 1214 b seja equivalente a apenas 38 horas. Desse modo, a temperatura no planeta pode chegar a 280 °C. O planeta também conta com uma pressão atmosférica muito elevada.

“Nessa alta pressão e temperatura, o comportamento da água é muito diferente”, disse Narita. “Na atmosfera inferior do planeta, a água é um fluido super-crítico.”

Ao contrário de planetas terrestres, Gliese 1214 b não tem uma superfície sólida, tornando a altura da atmosfera difícil de ser determinada. Para contornar o problema, os cientistas usam um conceito chamado altura de escala, uma altura determinada pelas alterações no aumento ou diminuição da pressão atmosférica. Na Terra, a altura de escala é de cerca de 10 km, enquanto em Gliese 1214 b ela é 3 vezes maior.

Fonte: http://www.dailymail.co.uk,

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s