Universo Kids – O nome das estrelas.

Logo Transparente Kids

Quem nunca parou para admirar as estrelas? As três marias… As quatro irmãs do Cruzeiro do Sul, com a intrometida… Bem, esses são apenas apelidos. Cada uma dessas estrelas tem um nome próprio – as três marias, por exemplo, se chamam Mintaka, Alnilan e Alnitaka.  Esses e outros nomes foram dados há muitos séculos por antigos astrônomos árabes e continuam sendo usados até hoje. Muitas estrelas foram batizadas também pelos gregos, que nomearam a maioria das constelações, como a própria Órion, da qual as três marias fazem parte.

Agora, se pensarmos em quantas estrelas existem – tente contar e verá que vai perder a conta! –, só podemos concluir que é muito, muito difícil dar nome a todas elas. Por isso, os cientistas da atualidade encontraram uma forma mais prática de identificar esses corpos celestes: uma combinação de letras e números. Uma estrela recentemente descoberta por astrônomos brasileiros ganhou o nome de HIP 102152. A escolha não é aleatória. As letras e números correspondem aos catálogos onde os astrônomos anotam a descoberta das estrelas e informações sobre elas. HIP 102152, por exemplo, significa que essa é a 102152ª estrela do catálogo chamado Hipparcos.

Pode ser feio e complicado de pronunciar, mas nomes assim facilitam a vida dos cientistas. Os catálogos funcionam com uma lista de consulta e, ordenadas por números, fica mais fácil para os astrônomos conseguir achar na lista a estrela que desejam estudar.

“O mesmo acontece com humanos: encontrar o João da Silva no Brasil só pelo seu nome é quase impossível, mas se você tiver o CPF, pode encontrá-lo mesmo sem saber seu nome”, explica o astrônomo Johannes Andersen, da Universidade de Copenhagen.

Apesar desses padrões da ciência, nada impede que nomes informais sejam atribuídos às estrelas. Volta e meia pesquisadores e instituições fazem concursos para nomear os astros – agora mesmo, a Universidade de São Paulo (USP) procura um novo apelido para a HIP 102152. Eu já dei o meu palpite, entrem e participem!

Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s