Relatividade ajuda a descobrir mundo gigante no centro da Via Láctea.

Astrônomos descobriram um mundo gigante que orbita uma estrela usando uma peculiaridade da relatividade geral de Einstein. O fenômeno chamado “microlente” permitiu aos astrônomos testar uma nova técnica para detectar o mundo alienígena localizado a mais de 25 mil anos-luz de distância – no bojo galáctico central da Via Láctea. A microlente acontece quando uma estrela passa na frente de outra estrela mais distante. Quando isso acontece, o seu campo gravitacional flexiona o espaço-tempo circundante, desviando a luz da estrela mais distante.

Como a lente de uma lupa, a luz da estrela é ampliada e observatórios da Terra são capazes de detectar um brilho passageiro. Desse modo, várias informações sobre a estrela e seus possíveis planetas podem ser deduzidas. A microlente, portanto, torna-se uma ferramenta útil na busca de exoplanetas que orbitam estrelas distantes. Essa técnica contrasta muito com as duas técnicas principais de detecção de exoplanetas – a técnica do “trânsito” (o escurecimento da luz das estrelas causado por uma passagem de um planeta em sua frente) e a técnica de “velocidade radial” (a oscilação de uma estrela causada pela gravidade de um exoplaneta em órbita).

O exoplaneta detectado é 8 vezes mais massivo que Júpiter e orbita uma pequena estrela do tipo-M, que tem cerca de 1/3 a massa do nosso Sol. O exoplaneta tem uma distância orbital de cerca de 4 unidades astronômicas (UA), ou quatro vezes a distância da Terra ao Sol.

Fonte: http://news.discovery.com

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s