Calculando e medindo a distância das estrelas.

Como é possível os astrônomos saberem distâncias no universo, como saber a que distância uma estrela se encontra? Para tal é utilizado o método do Paralaxe. É isso que iremos explicar nesse artigo. Paralaxe ou parallax é um deslocamento ou a diferença na posição aparente de um objeto visto ao longo de duas posições diferentes, ou seja é a medida pelo ângulo ou semi-ângulo de inclinação entre as duas linhas. Objetos próximos paralaxe têm um maior que objetos mais distantes quando observado a partir de diferentes posições, de modo a paralaxe pode ser usado para determinar distâncias. Os astrônomos usam o princípio do paralaxe para medir distâncias de objetos celestes, incluindo a Lua, o Sol, e estrelas além do sistema solar.

020130100217-estrelas-antigas-1

Por exemplo, o satélite Hipparcos realizou medições de mais de 100 mil estrelas próximas. Como os olhos dos seres humanos e outros animais estão em diferentes posições na cabeça, apresentam diferentes pontos de vista simultaneamente. Esta é a base da estereoscópica, processo pelo qual o cérebro explora o paralaxe, devido aos diferentes pontos de vista do olho para obter a percepção de profundidade e distância de estimada entre objetos.

Paralaxe Estelar ou Paralaxe Anual

É o Movimento aparente de uma estrela relativamente próxima, contra o fundo de estrelas mais distantes, como a Terra gira em torno do Sol é conhecido como paralaxe estelar. A imagem abaixo mostra como podemos ver o movimento de estrelas próximas em relação ao fundo de estrelas mais distantes e usar esse movimento para calcular a distância até a estrela próxima.

paralaxe-estrelar

A paralaxe pode ser usado para medir a distância das poucas estrelas que estão perto o suficiente para o Sol mostrar um paralaxe mensurável. A distância a que a estrela é inversamente proporcional ao efeito de paralaxe. A distância para a estrela em parsecs é dada por d= \frac{1}{p}, onde p é a distância em pasercs e p é o paralaxe em arco-segundos.

Calculo do paralaxe

No caso de um triângulo retângulo usa-se \sin p= \frac{1 AU}{d}

Onde p é o paralaxe, 1 AU é uma unidade astronômica que equivale a distância entre a terra e o sol (\approx {1.496}\times{10^8}) e d é a distância para a estrela. Usando aproximações de pequeno ângulo (válido quando o ângulo é pequeno em comparação com 1 radiano).

\sin x \approx x\textrm{ radianos} = x \cdot\frac{180}{\pi}\textrm{ graus} = x \cdot 180 \cdot \frac{3600}{\pi}\textrm{\ arco-secondos}

Então o paralaxe medido em arco-secondos, é

p'' \approx \frac {1 \textrm{\ AU}} {d} \cdot 180 \cdot \frac{3600} {\pi} .

Se a paralaxe é 1 “, então a distância é

d= 1\textrm{\ AU} \cdot 180 \cdot \frac{3600}{\pi} \approx 206.265 \textrm{\ AU} \approx 3.2616 \textrm{\ anos-luz} \equiv 1 \textrm{\ parsec} .

Fonte: http://www.cienciasetecnologia.com

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s