O espaço é infinito?

O espaço é grande; disso todo mundo sabe. Mas quão grande é grande? Infinito? Não sabemos. Não podemos dizer que o universo não tem fim, mas também não podemos dizer que tem. Explicamos: podemos dar a volta ao mundo várias vezes sem encontrar uma “borda”, um “fim”, uma “parede”. Mas isso não significa que seja infinito. O universo pode não ter bordas, e, mesmo assim, ser finito. Matematicamente, o infinito é apenas adicionar mais um (+1) a qualquer número.

Dividir dois números infinitamente também dá no mesmo. Sendo assim, segundo a matemática, mesmo que o universo tenha um fim, pode ter infinitas localidades. O problema é que a matemática nem sempre corresponde à realidade. No mundo real, não podemos dividir espaços infinitamente, não é mesmo? Bom, podemos dividir de metros a centímetros, e depois a milímetros e assim por diante, mas chegaríamos a um limite físico. Abaixo de 10 elevado a menos 35 metros, o princípio da incerteza toma conta dos objetos. Não há mais como dizer a sua posição, ou a diferença entre sua localidade e outra.

Levando em conta que o menor comprimento possível é 10 elevado a menos 35, o volume todo do espaço é de 10 elevado a 180 desses comprimentos. Ou seja, um 1 seguindo de 180 zeros. Levaria horas para criarmos um cubo com essa medida, e, mesmo assim, seria apenas o tamanho das menores partes do universo observável.

Quão grande o universo realmente é? O mistério continua.

Fonte: http://hypescience.com

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Anúncios

6 comentários em “O espaço é infinito?

  1. Não consigo de forma alguma imaginar o infinito. Minha casa está dentro do bairro, o bairro dentro da cidade, a cidade dentro do estado, estado dentro do país, o país está no planeta terra, o planeta no sistema solar, que está dentro da galaxia, a via-láctea é apenas mais uma galaxia, entre outras, espalhada pelo universo, o universo deve estar dentro de algo. Na minha ignorância, só essa linha de raciocínio me faz sentido, ainda sim, uma linha sem fim.

    Curtir

  2. Se e finito, o que vem dps? Um branco? Outro universo paralelo entre o nosso seguido por uma ponte entre os dois? Nao creio que seja finito! O calculo para saber se ”e” ou ”nao” finito nao e este. Esta errado o calculo que se utiliza!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s