Cassini confirma a existência de água congelada em Saturno.

Cientistas sabem que há água congelada nas luas de Saturno há muito tempo. Mas eles não esperavam encontrá-la em grandes quantidades na atmosfera do próprio planeta, como revelaram imagens da sonda Cassini, da Nasa. Pela primeira vez, a Cassini produziu imagens em infravermelho que mostram evidências da água por lá – tornada visível por uma enorme tempestade que ocorreu no planeta entre 2010 e 2011. O gelo estaria na atmosfera, sob nuvens de cristais de amônia (que são a parte do planeta que vemos em imagens normais).

Com a tempestade, a camada de água congelada teria sido trazida para partes mais altas da atmosfera, aparecendo nas imagens da Cassini. Esses fenômenos aconteceriam da mesma forma do que tempestades convectivas na Terra – o ar e o vapor da água são empurrados para parte mais alta da atmosfera, resultando em grandes nuvens. Mas, em Saturno, essas nuvens são de 10 a 20 vezes maiores, cobrem uma área maior e a tempestade resultante é bem mais violenta – enquanto, por aqui, ventos de 65 km/h são considerados fortes, em Saturno os ventos chegam a uma velocidade de 500 km/h.

Tempestades como essa aparecem no hemisfério norte de Saturno em ciclos de 30 anos – o que equivale, aproximadamente, a uma volta do planeta ao redor do Sol.

Fonte: http://revistagalileu.globo.com

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s