Telescópio espacial captura imagem sensacional de Vênus durante eclipse.

A fantástica imagem abaixo foi divulgada pela NASA e mostra um tipo de eclipse solar bem pouco comum que ocorreu em junho passado. Acredite se quiser, mas, segundo a agência espacial, não se trata de um evento envolvendo o Sol, a Lua e a Terra, como estamos acostumados, mas sim o planeta Vênus. A fotografia mostra o momento em que Vênus esconde o Sol por completo enquanto se encontra perfeitamente alinhado entre a Terra e a estrela. Conforme explicaram os astrônomos da NASA, o evento pode ser — tecnicamente — considerado como um “eclipse anular vesuviano”, incluindo um extraordinário anel de fogo ao redor do planeta.

62749028328154440

Para registrar as imagens do Sol, o telescópio espacial capturou três cores do espectro ultravioleta, e o ponto negro que pode ser visto representa um buraco coronal, ou seja, uma região mais fria e escura da coroa solar. Aliás, aproveite para apreciar a fotografia, pois o próximo eclipse anular vesuviano só vai ocorrer novamente no ano de 2117.  Vênus é um planeta que compõe o sistema solar. Está situado no sistema solar no segundo lugar entre os planetas a partir do sol. O nome do planeta em questão é proveniente da deusa romana Vênus. O planeta Vênus possui grande semelhança com a Terra, ambos são do tipo terrestre, além disso, são semelhantes quanto ao tamanho, massa e composição. 

Vênus é o planeta de maior proximidade com a Terra, está distante entre 40,2 milhões de quilômetros e 260 milhões de quilômetros, essa variação é oriunda da órbita que os respectivos realizam em torno do sol.

O estudo acerca de Vênus teve início quando a primeira sonda espacial, chamada de mariner 2, em 1962, atingiu a superfície do planeta, logo mais foram enviadas outras sondas, o fluxo aumentou, até por que configurava o período da corrida espacial, então foram enviadas as sondas soviéticas de nome Vênus e as americanas Mariner e Pioneer.

No ano de 1982 outras sondas pousaram na superfície e detectaram basalto de cobre nas camadas do planeta. Vênus é um dos astros mais reluzentes, superado pela Lua, a luz refletida é popularmente denominada de “estrela Dalva”. No decorrer de muito tempo imaginava-se que Terra e Vênus eram planetas gêmeos, embora as particularidades comuns se restrinjam somente aos aspectos referentes ao tamanho e massa, pois em condições favoráveis de formação e proliferação de vidas são totalmente distintos.

Outra diferença entre Terra e Vênus é a atmosfera, pois a atmosfera do segundo é 92 vezes mais densa que a da Terra. Isso por que a atmosfera é constituída em grande parte de gás carbônico, ocasionando um profundo efeito estufa que coloca o planeta como o mais quente entre todos os outros. Uma curiosidade particular de Vênus é em relação aos movimentos de rotação e translação, em que um dia nesse planeta é maior que um ano.

Fonte: http://apod.nasa.gov/

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Anúncios

2 comentários em “Telescópio espacial captura imagem sensacional de Vênus durante eclipse.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s