NASA surpreende ao encontrar um planeta gigantesco cor de rosa.

O Universo é repleto de mistérios, isso nós já sabemos, mas descobrir um planeta cor de rosa seria algo surpreendente. E foi exatamente o que aconteceu. Astrônomos da NASA conseguiram identificar um exoplaneta que orbita uma estrela parecida com o Sol. Nomeado GJ 504B, o planeta é frio e tem um tom magenta escuro, de acordo com os dados infravermelhos revelados pelo Telescópio Subaru, no Havaí. “Se pudéssemos viajar para este planeta gigante, veríamos um mundo ainda brilhando com o calor de sua formação, algo como um magenta ou rosa escuro. Além disso, nossa câmera de infravermelho revelou que a sua cor é muito mais azul do que os outros planetas, o que pode indicar que a sua atmosfera tenha menos nuvens”, disse o pesquisador Michael McElwain, do Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Maryland.

gj504b-planeta-rosa

O exoplaneta recém-descoberto orbita a estrela brilhante GJ 504, que está a 57 anos-luz da Terra, e é um pouco mais quente que o Sol, e pouco visível a olho nu na constelação de Virgem. Este sistema estelar é relativamente jovem tendo cerca de 160 milhões de anos. Para se ter uma ideia, o sistema solar, bem como a Terra tem cerca de 4,5 bilhões de anos. O GJ 504B, além de gasoso, é quatro vezes maior que Júpiter, e tem uma temperatura efetiva de cerca de 240 graus Celsius.

A descoberta deste planeta era parte de uma pesquisa maior chamada Exploração Estratégica de Exoplanetas e Discos, que procura explicar como os sistemas planetários se reúnem, levando em conta os sistemas estelares de vários tamanhos e idades, com imagens em infravermelho.

Fonte: http://www.jornalciencia.com

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Anúncios

2 comentários em “NASA surpreende ao encontrar um planeta gigantesco cor de rosa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s