Como aprender, por Albert Einstein.

As mentes brilhantes sempre incitam discussões sobre como é possível tamanha capacidade intelectual. Dono de uma das mais notáveis delas, o físico alemão Albert Einstein contou seu segredo em carta ao seu filho, Hans Albert Einstein. “É assim que se aprende o máximo, quando você está fazendo algo com tanto entusiasmo que não nota o tempo passando”, diz ele no ponto principal do texto. A carta é do fim de 1915, época em que Einstein acabara de terminar o trabalho que lhe daria fama mundial, a Teoria da Relatividade Geral.

albert-einstein

O cientista tinha 36 anos e vivia em Berlim, longe de sua mulher, Mileva, e filhos, Hans e Eduard Einstein, que moravam em Viena. Datada em 4 de novembro daquele ano, a carta fala sobre a absorção criativa como o combustível para aprendizado. O raro documento foi publicado no livro Posterity, de Dorie McCullough Lawson, que reúne recados de pais famosos para seus filhos. A íntegra da carta de Einstein para Hans pode ser vista abaixo:

Meu caro Albert,

Ontem recebi a sua carta e fiquei muito feliz. Já estava com medo que não fosse mais escrever para mim. Você me disse, quando eu estava em Zurique, que é esquisito quando eu vou a Zurique. Portanto, eu acho que é melhor nos encontrarmos em um lugar diferente, onde ninguém nos deixará desconfortáveis. Eu vou exigir que, a cada ano, possamos passar um mês inteiro juntos, para que você veja que você tem um pai que gosta de você e que te ama. Você também pode aprender muitas coisas boas e bonitas comigo, algo que outro não pode lhe oferecer tão facilmente. O que eu tenho alcançado através de um trabalho árduo não será usado apenas por estranhos, mas principalmente pelos meus meninos. Esses dias eu concluí um dos mais belos trabalhos da minha vida, quando você estiver maior, vou lhe contar mais sobre isso.

Estou muito contente que você está gostando de estudar piano. Este e carpintaria são, na minha opinião, as melhores atividades para a sua idade, melhor até do que a escola. Porque essas são as coisas que se encaixam muito bem em uma pessoa jovem como você. Principalmente tocar músicas que te agradam no piano, mesmo que o professor não as passe. É assim que se aprende o máximo, quando você está fazendo algo com tanto entusiasmo que não nota o tempo passando. Às vezes estou tão envolvido no meu trabalho que eu esqueço de almoçar…

Um beijo para você e Tete [Eduard].

Papa.

Mande lembranças para a Mama.

Fonte: http://www.megacurioso.com.br

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Anúncios

2 comentários em “Como aprender, por Albert Einstein.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s