Campo magnético do Sol está prestes a se inverter.

A NASA publicou em 05 de agosto que algo grande está prestes a acontecer no Sol. Segundo as medições da NASA, o campo magnético do Sol está prestes a virar. Essa completa inversão de campo magnético solar deverá acontecer dentro de 3 a 4 meses, diz o físico solar Hoeksema Todd, da Universidade de Stanford. “Esta mudança terá efeito cascata em todo o sistema solar.” O sol muda a polaridade do campo magnético aproximadamente a cada 11 anos. Acontece no pico de cada ciclo solar com o dínamo magnético interno do sol se re-organizando. A próxima reversão irá marcar o ponto médio do ciclo solar 24 (atual).

thumb640x320_small-huge-solar-filament

Os pólos são um “mensageiro” de mudança. Assim como os cientistas estudam as regiões polares do nosso planeta para procurar sinais de mudança climática, os físicos solares fazem a mesma coisa com os polos do Sol. O físico solar Phil Scherrer, também da Universidade de Stanford, descreve o que acontece: “Os Campos magnéticos polares do sol enfraquecem, vão a zero, e, em seguida, surgem novamente com a polaridade oposta. Esta é uma parte regular do ciclo solar.” A inversão do campo magnético do Sol é, literalmente, um grande evento. O domínio de influência magnética do Sol (também conhecida como a “heliosfera”) estende-se a bilhões de quilômetros além de Plutão.

Durante a inversão dos campos, a chamada “Current Sheet” (Corrente Elétrica confinada a Heliosfera) se torna muito “ondulada”. Como a Terra orbita o Sol, nós entramos e saímos de dentro deste campo elétrico. E essas “transições” de um lado para o outro pode provocar tempestades espaciais em torno do nosso planeta.

Os raios cósmicos também são afetados. Trata-se de partículas de alta energia aceleradas quase a velocidade da luz por explosões de supernovas e outros eventos violentos na galáxia. Os raios cósmicos são um perigo para os astronautas e sondas espaciais, e alguns pesquisadores dizem que pode afetar o clima da Terra.


Ao aproximar-se de inversão de campo magnético, os dados de Wilcox mostram os dois hemisférios do sol “fora de sincronia”. “O pólo norte do Sol já mudou de sinal, enquanto o pólo sul está correndo para recuperar o atraso”, diz Scherrer. “Em breve, no entanto, ambos os pólos serão revertidos, na segunda metade do ciclo solar que esta em andamento.” Quando isso acontecer, Hoeksema e Scherrer irão compartilhar a notícia com o público.

Fonte: http://science.nasa.gov/science-news/sci…fieldflip/

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s