Teletransportar humanos é mais difícil do que imaginávamos.

Um dos grandes sonhos dos fãs de ficção científica, o teletransporte de pessoas é algo tão absurdo que, mesmo se considerarmos o potencial da ciência, apresenta uma série de obstáculos intransponíveis (pelo menos a princípio), três dos quais foram destacados por estudantes de física da Universidade de Leicester (Inglaterra): tempo, energia e largura de banda. Se pensarmos em termos palpáveis (e não em conceitos de física teórica, como “buracos de minhoca“), o teletransporte envolve copiar as informações de um corpo, transmiti-las para outra localização, e destruir o corpo original – ou seja, você provavelmente morreria no processo, mesmo que conseguissem transmitir seus “dados”.

original

Deixando de lado esse contratempo, a equipe calculou a quantidade de “dados” que compõem uma pessoa – uma tarefa ingrata, já que não sabemos exatamente qual o nível final da “essência” humana (pode ser celular, molecular, atômico…). Sem se ater a questões filosóficas e metafísicas, eles se basearam na quantidade de informações contida no DNA de cada célula (cerca de 10 bilhões de bits). Em seguida, calcularam a quantidade de informações típica de um cérebro humano.

O resultado da soma foi 2,6 x 10⁴² bits (ou, para você ter uma noção melhor do tamanho, 2.600.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000 bits). Para transferir esses dados com uma conexão de de 29 a 30 GHz (considerada “muito boa”), seriam necessários 4,85 x 10¹⁵ anos (350 vezes a idade atual do universo). A energia necessária nesse processo, claro, seria igualmente absurda.

No futuro, novas fontes de energia ou sistemas paralelos que dividissem a transmissão poderiam facilitar as coisas e, ao invés de destruir o corpo original, poderíamos transmitir a consciência da pessoa para um corpo robótico e… Bom, talvez “flertar” com conceitos da física teórica seja mais garantido.

Fonte: http://hypescience.com

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s