Estrela recém-nascida pode revelar segredos sobre a formação do Sistema Solar.

Logo abaixo vemos uma concepção da TW Hydrae, um tipo de estrela localizada a 176 anos-luz de distância. Ela é como se fosse o nosso Sol, mas existe uma grande diferença entre as duas estrelas: a idade! O Sol possui 5 bilhões de anos, mas a TW Hydrae é considerada extremamente jovem, com aproximadamente 5 milhões de anos.  Nos padrões galácticos, essa estrela é considerada ainda uma recém-nascida. Por estar “próximo” da Terra, isso pode nos dar um vislumbre fantástico de observação de como era o nosso sistema solar em seus primeiros estágios.

A descoberta foi feita pelo Observatório Europeu do Sul. Sistemas jovens como este são formados por grandes concentrações de moléculas como dióxido de carbono, água, monóxido de carbono, metano, etc. Por serem moléculas diferentes com diferentes pontos de solidificação, isso significa que elas vão congelar em diferentes momentos e em distâncias distintas. Isso pode criar a chamada “linha de neve”. Esse nome se deve pela diferença de altitude e temperatura, marcando a transição entre um pico montanhoso coberto de neve de uma rocha exposta ao pé da montanha.

Esse tipo de linha em nível cósmico mostra onde diferentes tipos de planetas, provavelmente, se formaram. As diferentes “linhas de neve” formadas pelas diferentes moléculas podem mostrar o modo como cada planeta foi formado.

A imagem de capa mostra, na parte azulada, um tipo de disco onde existem grãos de poeira cobertos por cristais de gelo, enquanto a parte esverdeada mostra grãos congelados de monóxido de carbono.  Você pode conferir mais sobre a descoberta no site da ESO ou na revista científica Science Express.

Fonte: http://www.jornalciencia.com

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s