Cientistas descobrem nova força mais forte que a gravidade.

Os cientistas sabem há muito tempo que os chamados ‘corpos negros’ produzem radiação e que a radiação cria um efeito repulsivo. No entanto, de acordo com um novo estudo, há uma outra força em jogo, aquela que age um pouco como a gravidade e atrai objetos ao corpo negro. Eles estão chamando essa “força do corpo negro”.  Corpos negros, objetos celestes que são perfeitamente não-reflexivos e que absorvem toda a radiação que incide sobre eles, mudam a energia atômica das moléculas em torno deles no que é conhecido como efeito Stark.

k-bigpic

Isso ocorre quando o campo elétrico criado pela radiação do corpo negro emite fótons em moléculas e átomos circundantes, que muitas vezes criam a energia repulsiva que estamos acostumados a ver em torno de corpos negros. No entanto, se a irradiação do corpo negro for inferior a cerca de 6.000 graus Kelvin, cria-se uma força de atração que é maior do que a pressão de radiação e, em alguns casos, maior do que a força da gravidade. Esta nova força negra afeta apenas as menores partículas do universo, embora tenha um efeito em cenários astrofísicos básicos. A equipe austríaca de cientistas que descobriu a força está particularmente interessada em como isso afeta a poeira cósmica.

“Esses grãos de rocha e poeira desempenham um papel importante na formação de planetas e estrelas ou até mesmo na astroquímica”, disse M. Sonnleitner, da Universidade de Innsbruck. “Aparentemente, há algumas questões em aberto sobre a forma como eles interagem com o gás de hidrogênio circundante ou com os outros grãos. Agora estamos explorando como esta força atrativa adicional afeta a dinâmica dos átomos e poeira na formação de sistemas planetários”.

Os cientistas até agora tiveram dificuldade em replicar o efeito em laboratório, mas quando o fizerem, eles esperam lançar luz sobre algumas questões fundamentais da astrofísica. No mínimo, vai ser muito legal ver uma nova força no universo, mesmo que ela só funcione em pequenas coisas.

Fonte: http://misteriosdomundo.com

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s