Você Sabia? A História do Computador.

Logo Você Sabia

A máquina que já foi chamada de “cérebro eletrônico” revolucionou a engenharia e a matemática ao ampliar o alcance de mente do mesmo modo que o carro e o avião ampliaram o alcance do corpo. O primeiro passo para a revolução do computador foi o desenvolvimento da notação binária, em 1679, que acabou se tornando a base para muitas linguagens de computador. O filósofo e matemático Gottfried Wilhelm von Leibniz criou um sistema no qual todos os números podiam ser representados por 1 ou 0.microcomputador-invencao-2

Embora não houvesse nenhuma aplicação para seu sistema em 1679, nos computadores, 1 e 0 podem expressar um circuito aberto ou fechado, um par de estados magnéticos ou muitas outras condições opostas. Os computadores atuais operam bilhões de “uns” e “zeros” numa fração de segundo. As primeiras pessoas a aplicarem eletricidade à notação binária foram os franceses T. Abraham e E. Bloch, em 1918. Um ano mais tarde, W. H. Eccles e F. W. Jordan, na Inglaterra, construíram uma máquina baseada no mesmo princípio.

Em 1937, o engenheiro norte-americano Howard Aiken projetou o IBM Mark 7, o avô dos atuais computadores mainframe. Uma enorme máquina, com 2,4 metros e 15 metros de comprimento, o Mark 7 usava válvulas eletrônicas a vácuo e tinha disjuntores eletromecânicos, e não eletrônicos.

Os primeiros computadores eletrônicos foram desenvolvidos alguns anos mais tarde, impulsionados pelas necessidades tecnológicas da Segunda Guerra. Havia muito trabalho sendo feito de forma independente nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha, mas o primeiro computador eletrônico foi o Colossus I, construído, em 1941, para o governo britânico, na Universidade de Manchester, por Alan Turing e M.H.A. Neuman. Ele ajudou a decifrar o código Ultra-Secreto dos lemães, e, em 1943, ele decifrava códigos do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) diariamente.

Após o Colossus, em 1942, surgiu o ENIAC (Eletronic Numerical Integrator & Computer – integrador e computador numérico eletrônico). Pesava 27 toneladas e foi desenvolvido por John Mauchly (1907-1980) e John Presper Eckert, na Universidade da Pensilvânia, para o governo norte-americano. O ENIAC, que só entraria totalmente em operação em 1946, era milhares de vezes mais rápido que o IBM Mark 7, mas suas 18 mil válvulas com frequência causavam atrasos.

O primeiro computador com memória armazenada foi o IBM Selective Sequence Eletronic Calculator- calculadora eletrônica de sequência seletiva –, ou SSEC, desenvolvido por Frank Hamilton e introduzido em 1948. O primeiro computador comercialmente bem-sucedido, o Sperry Universal Automatic Computer – computador automático universal Sperry, ou UNIVAC, foi projetado por Eckerte Mauchly e apresentado em 1951. O IBM 1401, comercializado em 1959, foi o primeiro computador que substituiu as máquinas mecânicas em larga escala nos negócios e na indústria.

O computador transistorizado, no qual transistores em estado sólido substituíram as frágeis e incômodas válvulas, foi prijetado, em 1958, por Seymour Cray, para a Control Data Corporation. Ele foi o predecessor de uma geração de processadores em estado sólido, que eram imensamente menores e mais rápidos que qualquer coisa que pudesse ter sido imaginada poucos anos antes.

Posteriormente, Cray criou sua empresa e continuou a desenvolver uma série de supercomputadores de ponta. O supercomputador Cray 1, lançado em 1975, era capaz de realizar 100 milhões de operações por segundo. Em 1985, esse modelo foi ultrapassado pelo Cray 2, que era capaz de executar 1,2 bilhão de operações por segundo. O supercomputador da empresa Thinking Machines Inc., o CM-200, lançado em 1991, podia realizar 9,03 bilhões de operações por segundo. Hoje em dia, supercomputadores cada vez mais rápidos são lançados, alguns capazes de fazer trilhões de cálculos por segundo.

Fonte: http://www.ahistoria.com.br/

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s