Hubble descobre nova lua orbitando Netuno.

De acordo com a NASA, o telescópio espacial Hubble encontrou mais uma lua orbitando ao redor de Netuno. Segundo a agência espacial, este é o 14º satélite do planeta a ser descoberto, e a luz que ele emite é tão fraquinha — cerca de 100 milhões de vezes menos brilhante do que a estrela menos brilhante visível a olho nu no céu — que a sonda Voyager 2, que realizou um levantamento sobre Netuno em 1989, nem avistou o pequeno astro.877774617104618

A lua foi batizada de S/2004 N 1, e os cientistas da NASA estimam que ela conte com menos de 20 quilômetros de um lado a outro, o que a torna o menor satélite do sistema netuniano. O objeto se encontra a pouco mais de 105 mil quilômetros de Netuno e está localizado entre as órbitas das luas Larissa e Proteus, realizando uma evolução completa ao redor do planeta a cada 23 horas.

O astro foi descoberto no início de julho enquanto um dos pesquisadores da NASA — Mark Showalter — estudava segmentos pouco brilhantes de arcos e anéis do sistema netuniano. Segundo Showalter, as luas e os arcos do planeta orbitam bem depressa, então foi necessário desenvolver um método para poder rastrear o movimento do objeto, o que envolveu analisar exaustivamente mais de 150 imagens capturadas pelo Hubble entre 2004 e 2009.

Fonte: http://www.nasa.gov

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s