Imagem de nebulosa mostra como será a aparência do Sol em bilhões de anos.

Hoje ele está lá, quente, brilhante e iluminado. Mas, como toda estrela, o Sol um dia também entrará em colapso e se dissipará em uma nuvem de poeira cósmica. Porém, você pode ficar tranquilo, pois isso só acontecerá daqui a cerca de 5 bilhões de anos. E já dá para ter uma ideia de como será a aparência do Sol nesse futuro muito distante. Uma imagem captada pelo telescópio espacial Hubble, da NASA/ESA, revelou como está a nebulosa planetária IC 289.superimagem-megacurioso-789720763005894317

Localizada na constelação Cassiopeia, ela um dia foi um astro como o Sol, mas agora é uma nuvem de gás ionizado e poeira cósmica desprendida dos restos do núcleo da estrela, que ainda é visível como um ponto brilhante. O Sol terá um destino parecido com o dessa nebulosa observada pela NASA. Daqui a bilhões de anos, os cientistas afirmam que, por falta de seu combustível principal — o hidrogênio —, ele se expandirá, tornando-se maior e vermelho, até entrar em colapso e diminuir drasticamente, se transformando em apenas um pequeno núcleo cercado de nuvens ionizadas e poeira.

As nebulosas planetárias comparadas ao estado final do Sol, como a IC 289, têm sido observadas juntamente com outros corpos durante anos por cientistas que, inicialmente, avistavam apenas formas indefinidas parecidas com planetas gasosos.

Com o passar dos anos, eles constataram, porém, que as nebulosas nada têm a ver com planetas. Elas são estrelas ou anãs-brancas “moribundas”, que estão sendo descartadas pelo espaço, sendo formadas por um núcleo brilhante e inerte de carbono e oxigênio, além do invólucro de gás ionizado.

Fonte: http://hypescience.com/

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Anúncios

2 comentários em “Imagem de nebulosa mostra como será a aparência do Sol em bilhões de anos.

  1. daqui a 5 bilhões de anos o sol se expandirá de forma semelhante à imagem, mas daqui a aproximadamente 2 bilhões de anos já não poderemos viver na Terra, pela expansão da atividade solar. Portanto, o tempo de durabilidade do nosso planeta, relativamente, não é tanto assim.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s