Teoria do construtor promete unir relatividade com a física quântica.

Normalmente, para desvendar os mistérios do universo os cientistas pensam em uma melhor resposta para uma determinada pergunta. No entanto, existe a possibilidade de que não estamos fazendo as perguntas certas. David Deutsch, cientista da computação quântica da Universidade de Oxford, Inglaterra, passou grande parte de sua vida buscando um novo modo de formular perguntas a respeito do cosmo. Na verdade, sua ideia pretende unir a cosmologia, filosofia, computação e evolução – uma “teoria do tudo”, capaz de explicar a tudo no universo.Teoria-da-relatividade

Uma teoria do tudo, em tese, poderia solucionar diversas questões fundamentais não resolvidas da física, sobretudo quando envolvemos as bizarras leis da mecânica quântica, que descrevem o mundo subatômico. Embora a teoria de Deutsch, chamada Teoria Construtor, não esteja completa, ele publicou recentemente um artigo que revela um aperitivo que sua teoria poderá ter quando estiver concluída, abrindo um caminho que aponta para uma nova física.

Segundo Deutsch, as teorias atuais são incapazes de explicar por que algumas transformações entre estados são possíveis e outras não. Por exemplo, é possível dissolver a tinta na água, mas ela não irá se juntar novamente, e as teorias da física não podem explicar por que isso acontece.

A teoria de Deutsch está sendo modelada com base nas próprias transformações, ao invés de focar nos itens da transformação, como a física comum o faz. A Teoria Construtor define um construtor como sendo algo que provoque transformações em sistemas físicos sem que o próprio construtor seja modificado. Deutsch então pode descobrir os processos que acontecem para fazer a tinta se dissolver na água, e por que outros processos não podem acontecer.

De acordo com Vlatko Vedral, também de Oxford, a teoria de Deutsch pode ser vista como uma generalização da segunda lei termodinâmica – lei que define a entropia (a ordem leva à desordem em um sistema fechado).

Deutsch explica que o segredo de sua teoria é descobrir por que uma transformação não é permitida na física, aplicando a ideia de que alguns estados são inacessíveis para outros em todas as leis.

Fundamentar essa teoria poderia explicar, por exemplo, por que as leis da física quântica são tão rígidas, isto é, por que pequenas variações no modo descrever suas leis implicam em grandes contradições, como uma velocidade mais rápida que a luz.

“Sempre que você modifica a mecânica quântica algo dá errado,” diz Deutsch. “Isso é um quebra-cabeça.”

A Teoria Construtor, mais a fundo, poderia unir a teoria da relatividade de Einstein com a mecânica quântica (hoje sabemos que as duas teorias são completamente contraditórias, e todas as tentativas de unificação foram em vão), além de mostrar que elas são partes fundamentais do universo, explicando questões filosóficas de, por exemplo, ‘porque as coisas são do jeito que são’.

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s