Duas luas de Plutão ganham novos nomes.

É oficial! Duas luas pequenas que orbitam o planeta anão Plutão finalmente ganharem seus novos nomes: Styx e Kerberos. A União Astronômica Internacional – organização responsável por nomear objetos celestes – aprovou “Kerberos” e “Styx”, como os novos nomes de duas das luas de Plutão, que eram anteriormente chamadas de P4 e P5, respectivamente. Mas os fãs de “Star Trek” talvez não estejam muito felizez com os novos nomes.

new-pluto-system

A UAI selecionou os nomes com base nos resultados da pesquisa online patrocinada pelo SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), mas o nome mais votado – Vulcan, em última análise, não foi escolhido. O ator William Shatner – que interpretou o capitão James T. Kirk na série de TV original “Star Trek” – sugeriu Vulcan (o planeta natal dos humanoides extraterrestres de Star Trek) como um possível candidato e os eleitores votaram esmagadoramente em favor do nome.

No total, cerca de 500 mil votos foram contabilizados, dos quais cerca de 170.000 foram para Vulcan . Em segundo lugar ficou Cerberus, e Styx chegou em terceiro lugar na votação online.

“A UAI deu consideração séria a este nome, que é também o deus romano dos vulcões”, disseram os funcionários do SETI em um comunicado. “No entanto, como esse nome já foi usado na astronomia, e como o deus romano não está intimamente associado com Plutão, esta proposta foi rejeitada.”

A UAI diz que as luas de Plutão devem ser nomeadas com personagens mitológicos do submundo das mitologias grega e romana. Plutão é conhecido como o deus dos mortos na mitologia romana.

Cérbero, o cão de três cabeças da mitologia romana, que chegou em segundo lugar na votação, teve seu nome alterado para Kerberos pelos funcionários da UAI.

O nome Styx, o rio que separa os vivos dos mortos na mitologia antiga, recebeu cerca de 88 mil votos, ficando em terceiro lugar.

Os cientistas usaram o Telescópio Espacial Hubble para descobrir Styx em torno de Plutão em 2012. O telescópio espacial também ajudou os pesquisadores a descobrir a existência de Kerberos em 2011. Ambas as luas têm cerca de 20 a 30 km de diâmetro.

Ao todo, cinco luas são conhecidas por estarem orbitando Plutão. Charon, a maior lua, foi detectada pela primeira vez em 1978. Mais duas luas, Nix e Hydra, foram descobertas pelo Hubble em 2005.

Os cientistas vão estudar de perto as duas luas novas e o restante do sistema de Plutão em 2015, quando a sonda New Horizons, da NASA, entrar em órbita do planeta-anão.

Fonte: http://www.space.com

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s