NASA identifica 10.000 asteroides e cometas perto da Terra.

NEOs (Near Earth Objects) são asteroides e cometas que se aproximam a até 45.000 mil km de distância de nosso planeta durante a sua órbita ao redor do sol. A grande maioria desses pedaços de rochas espaciais é inofensiva – as pedras simplesmente sobrevoam o planeta em uma órbita conhecida. E agora, a NASA descobriu o NEO número 10.000, um asteroide de 300 metros de largura intitulado 2013 MZ5.Asteroide

“Encontrar 10 mil objetos próximos da Terra é um marco significativo”, disse Lindley Johnson, executivo do programa de observações NEO,  da NASA. Segundo estimativas da agência espacial, há pelo menos 10 vezes mais NEOs esperando para serem descobertos. A descoberta de 2013 MZ5 é a última de uma longa série de descobertas de NEOs, a maioria dos quais foram feitas por projetos da NASA ao longo dos últimos 15 anos. “O primeiro objeto próximo à Terra foi descoberto em 1898″, disse Don Yeomans, gerente do Escritório do Programa de NEOs, da NASA. “Ao longo dos próximos cem anos, cerca de 500 haviam sido encontrados.

Mas após o advento do Programa de Observações de NEO’s, da NASA, em 1998, muitos novos objetos se tornaram conhecidos. E com o desenvolvimento de novos instrumentos, cada vez mais NEOs serão descobertos.

Embora muitas rochas espaciais ainda não foram descobertas, os pesquisadores acreditam que já têm conhecimento da maioria dos NEOs potencialmente perigosos. Dos 10.000 descobertos até o momento, cerca de 1.000 são maiores do que um quilômetro de diâmetro. A partir deste tamanho, um impacto traria consequências globais para o planeta e toda a vida nele. Até agora, nenhum destes objetos representa uma ameaça significativa para a vida na Terra.

No entanto, o asteroide que explodiu sobre Chelyabinsk, na Rússia, no começo do ano, nos mostrou que não é preciso um enorme pedaço de rocha espacial para causar danos generalizados e destruir em uma região povoada. O meteoro russo tinha apenas 15 metros de largura.

Acesse nosso Facebook – https://www.facebook.com/UniversoGenial?ref=hl

Acesse nosso Twitter – https://twitter.com/universo_genial

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s